artivulações e musculos

980 palavras 4 páginas
UNIPAM – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
CURSO – EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA – NATAÇÃO
PROFESSOR –

TECNICA DO GOLFINHO

PATOS DE MINAS, AGOSTO DE 2014.

TECNICA DO GOLFINHO

Trabalho da disciplina de Natação apresentado pelos alunos do curso de Educação Física, do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM, sob a orientação do Professor Gilson Caixeta Borges.

PATOS DE MINAS, AGOSTO DE 2014.
Técnica do Golfinho
Considerado um estilo de grande dificuldade, o nadador de golfinho deve ter força para empurrar água e flexibilidade pra tirar os braços para fora da piscina na hora de partir para outra golfinhada.
Posição do corpo
Em decúbito ventral, mais plano possível para evitar atritos.
Cabeça: posicionada em uma atitude "normal" com a linha da superfície da água. Existe um movimento de flexão e extensão.
Quadril: sofre um movimento ondulatório , que é resultante do trabalho das pernas e movimento de cabeça.
Pernas: os movimentos são simultâneos e representam forte ação propulsora. As pernas não batem, elas movimentam-se em decorrência da ondulação do corpo.
Braços: 9 fases (em forma de R).
Entrada
Uma visão lateral do nadador deve mostrar seus braços "mergulhando" simultaneamente na água em um ângulo pequeno; os braços simultâneos ficam estendidos, na largura dos ombros; palma das mãos um pouco voltadas para fora;término desta fase com braços em extensão.
Deslizamento
Braços na largura dos ombros para iniciantes e quando se nada mais calmo, esta fase é mais acentuada.
Apoio ou Pegada O movimento deve ocorrer de forma suave e rápida, evitando a tendência de "espirrar" água; o movimento das mãos é feito para fora da linha média (abdução) e um pouco para baixo; ligeira flexão do punho; inicia-se a flexão do antebraço sobre o braço; rotação medial de braços com elevação do cotovelo.
Tração ou Puxada Movimento de braços para fora e para baixo; movimento

Relacionados