Artistas e Cientistas do Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Artistas e Cientistas do Renascimento




Nomes: Angélica Mendes Nº:02
José Ubirajara Borges Nº:18

Professor: José Luis Gomes

Disciplina:História

Série: 1ºB

Data da Entrega: 05/11/2009

Introdução

Este trabalho tem como objetivo, aprofundar nosso conhecimento sobre o renascimento. Por isso iremos falar sobre alguns artistas e cientistas do renascimento, vendo suasvidas, obras e teorias.....






Índice


Introdução.............................................3

Artistas..................................................5
Donatello....................................................5
Leonardo da Vinci.......................................7
Michelangelo............................................10
RafaelSanzio............................................13
Sandro Botticelli.......................................15

Cientistas.............................................16
Galileu Galilei............................................16
Johannes Kepler.......................................18
Nicolau Copérnico....................................20

Conclusão (Angélica)............................22

Conclusão(José)..................................23

Bibliografia...........................................24

Anexos.................................................26
Artistas

Donatello

Escultor italiano, Donatto di Nicola di Betto Bardi, mais conhecido apenas por Donatello, nasceu em Florença, em 1382-1383 ou 1386, onde morreu, em 1468. Foi o mais importante escultor florentino do século 15 e um dosmaiores mestres do Renascimento italiano. 
Filho de Nicolo di Betto Bardi, um tecelão, Donatello foi educado na casa da família Martelli. Teria recebido sua primeira formação em uma oficina de ourivesaria, passando a trabalhar, logo depois, como assistente do escultor e fundidor Lorenzo Ghiberti (1738-1455) nas portas de bronze do batistério de Florença. Em seguida fez várias esculturas demármore para a catedral de Florença, uma série para a Porta della Mandorla, um "David", um "São João Evangelista" e cinco estátuas de profetas, de expressiva feiura.
Para a igreja florentina Or San Michele executou, também em mármore, um "São Marcos", um "São Jorge", notável pelo senso de movimento e pela expressão atemorizante, com um relevo de "São Jorge matando o dragão", primeiro exemplo de"rilievo schiacciato", que o tornaria famoso.
Manteve um ateliê com Michelozzo di Bartolommeo (ou Michelozzo Michelozzi), inicialmente aprendiz de Donatello, onde executou para o Or San Michele a estátua de bronze de "São Luís" e o tabernáculo de mármore, concluído por volta de 1423. Colaborou com Michelozzo nos túmulos de Baldassare Cossa (Antipapa João 23) e do cardeal Rainaldo Brancacci, na igrejade Sant'Angelo a Nilo, em Nápoles. Esculpiu também sete estatuetas de bronze para a pia batismal da igreja de San Giovanni em Siena.
Uma viagem a Roma (1430-1433), onde executou o "Tabernáculo do Sacramento" para a basílica de São Pedro, o influenciou pouco. Talvez lhe tivesse inspirado a ideia de fazer o David de bronze, primeira estátua nua em pleno relevo desde o império romano, cuja magrezase deve mais a razões éticas do que à influência do escultor ateniense Praxíteles (370-330 a.C.). 
Outras reminiscências clássicas são a "cantoria", relevo de mármore da catedral de Florença e, em bronze, a estátua equestre de Gattamelata, que se ergue na Piazza Del Santo, em Pádua, a primeira estátua equestre destacada do monumento, evidentemente inspirada na estátua romana de Marco Aurélio,cuja expressão facial tem o realismo da época imperial, a que Donatello acrescentou o movimento e o patético.
Ainda em Pádua executou o crucifixo de bronze e o altar de santo Antônio, relevos magistrais em que atinge o equilíbrio entre o ideal e o realista, o calmo e o dramático; e a estátua de madeira policromada de são João Batista.
A famosa Madalena de madeira, do batistério em Florença,...
tracking img