Artistas paranaenses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO SESI - PR
UNIDADE- MARINGÁ

Bruna Trindade machado.
Letícia Deniz.
Thiago Tavares.
Guilherme Adami.
Sara letícia.
arthur russo.

TRABALHO DE ARTES

MARINGÁ
2012

Bruna trindade Machado.
Letícia Deniz.
Thiago Tavares.
Guilherme Adami.
Sara letícia.
arthur russo.

Artistas da Arte Paranaense.

Trabalho apresentado ao Ensino Médio do Colégio SESI como requisitoparcial de avaliação da disciplina de Artes.
Prof. Laizir.

MARINGÁ
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1
2 OBJETIVO 2
3 DESENVOLVIMENTO 3
4 ANEXOS 7
5 REFERÊNCIAS 10




1 INTRODUÇÃO
Entre os séculos XVI e XIX, os viajantes que passaram pela região que hoje se chama Paraná registraram suas impressões em forma de pintura, porque, nesse período, ainda não existia a fotografia por aqui.Aprimeira escola de arte do Paraná, a Escola de Artes e Indústrias, foi criada pelo artista português Mariano de Lima em 1886. Apesar de não ter sobrevivido por muito tempo, esta escola foi muito importante para o desenvolvimento da Arte Paranaense, pois revelou artistas como Zaco Paraná e João Turin, que são reconhecidos até hoje.

2 OBJETIVO

Conhecer os artistas que á tanto tempo retratam oestado do Paraná,suas técnicas e a história de cada um deles.Neste trabalho traremos informações de três artistas:Dulce Osinski,Theodoro de Bona e Franco Giglio.

3 DESENVOLVIMENTO

Dulce Osinski 

Biografia
Nasceu em Irati, PR, em 1962. 
É formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com pós graduação na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia, e Mestrado em Educaçãopela Universidade Federal do Paraná, onde atua como docente.
Realizou diversas exposições individuais e coletivas em museus e centros culturais no país e no exterior, destacando-se as realizadas na Bolívia, Alemanha, Polônia, Japão, Portugal, Uruguai, Suécia, França e Eslovênia. Dentre os principais prêmios conquistados, destacam-se os da VIII Mostra do Desenho Brasileiro, 47° Salão Paranaense,X Mostra da Gravura - Cidade de Curitiba, e 1ª Bienal Nacional de Gravuras de São José dos Campos.
Possui obras em acervos de museus e instituições no Brasil e exterior, com destaque para a Australian National Gallery de Camberra, Austrália.

Crítica
"Alguns artistas já viajaram no tempo através de retratos antigos, mas não vejo outro como Dulce Osinski que tenha usado tão adequadamente oveículo da arte para empreender tal aventura. Ela soube juntar esse mosaico de emoções que lhe chegaram pelas próprias pessoas retratadas, pelo relato falado e escrito, de uns sobre os outros, pelos documentos/retratos amarelecidos pelo tempo. Do mosaico destas informações criou a série de obras que mostra maior unidade formal no conjunto de seu trabalho. O desenho é mais compacto, as cores contidasumas pelas outras, os vermelhos não ficam soltos. As formas convivem com as cores em igualdade de condições. Mas o que também devemos observar é que na artista plástica Dulce Osinski não se deixou cair pelo olho da máquina (câmara fotográfica), é a sua visão que comanda a ´sua´ obra. Aqui a foto motiva a criação mas não a auxilia, a arte fica livre para se expandir. O gesto estudado da foto foisubstituído pela pincelada dinâmica, o desbotado pela cor vibrante, a técnica da fixação de imagem no papel sensibilizado pela arte plástica impregnada de vida. Enfim, com a sensibilidade da artista as fotografias cresceram e ganharam a dimensão da arte".

Obras em anexo:
Anexo 1:Dulcinha com seus Pais.
Anexo 2:Os Anjos Dizem Amém .

Theodoro de Bona (1904 - 1990)   

Biografia

Theodoro deBona (Morretes PR 1904 - Curitiba PR 1990). Pintor, escritor e professor. Inicia o contato com as artes por volta de 1912, no Colégio Bom Jesus, Curitiba, onde seu professor de desenho o incentiva a tomar aulas de pintura. Entre os anos de 1919 e 1927, dedica-se à sua formação, estudando com Gina Bianchi, Ercília Cecchi, Alfredo Andersen (1860 - 1935) e convivendo com Estanislau Traple (1898 -...
tracking img