Artistas no renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Que mudanças importantes ocorreram no renascimento no que concerne ao status social dos artistas?

Diferente da figura do artesão na Idade Média, o artista renascentista passa a ser reconhecido como autor. Começa a assinar seus trabalhos e é disputado em encomendas e com isso, torna-se parte de um grupo economicamente ativo e socialmente consolidado. Esta ascensão da-se com acrescente demanda de obras de arte e podemos dividi-la em duas fases. A primeira no início do Quattrocento onde, os artistas são considerados artesãos de um grau superior e eram submetidos aos regulamentos das guildas . Este só poderia exercer a profissão após concluir um curso de instrução prática em ateliês dos principais artistas da época, onde lá serviam como fonte de mão de obra. Neste período oespírito artesanal ainda vigora , visto que vários artistas recebem encomendas de pouca importância de natureza puramente técnica e a maioria trabalhava a serviço de uma corte ou de mecenas com salário regular mensal. A outra fase é marcada com a virada do século, onde em consequência do surgimento de novas senhorias, novos principados, enriquecimento das cidades e a cúria papal como mais umconcorrente na disputa pela obra de um artista. Sua ascensão é evidente e com ela a libertação das guildas. Seus honorários tornam-se significativos, deixando numerosos artistas em uma boa situação financeira e ascensão social .



2.Que mudanças importantes aconteceram, associadas às chamadas artes mecânica e artes liberais e suas relações com a pintura, a escultura e a arquitetura?

NoRenascimento, há uma mudança radical de perspectiva: os artistas reclamam para si o estatuto de intelectuais, contradizendo a separação tradicional entre artes mecânicas (manuais, que produzem coisas) e artes liberais (intelectuais, que produzem conceitos ou pensamentos). O pintor ou escultor renascentista é um artista liberal que constrói coisas ou, se preferirmos, um artista mecânico que produzpensamentos. A obra de arte se torna, segundo a famosa definição da pintura formulada por Leonardo, "coisa mental". Passa então a ser um objeto ambíguo, que pertence contemporaneamente a dois lugares: um lugar físico, enquanto coisa que ocupa um espaço real, com um peso, uma consistência que pode se deteriorar com o tempo, e um lugar mental, enquanto encarnação de um conceito. Na medida em que a obrapassa a representar um espaço mental, uma historia, segundo a expressão de Alberti.








3. A presença da matemática nas artes era considerada importante no renascimento?

No final do século XV, tornou-se comum afirmar que a pintura era dependente da matemática e de diferentes formas do conhecimento. Da Vinci, por exemplo, afirmava que toda prática deveria ser baseada em uma teoriasólida, dando ênfase na exatidão matemática, o que era comum nos pintores do Quattroento. Os pintores queriam status igual ao de poetas. A principal dificuldade de atingir esse ideal era o fato de a pintura e escultura parecerem muito mais manuais do que a poesia.
Da Vinci defendia que a literatura era tão manual quanto a pintura, para ele a pena servia como um pincel que colocava idéias no papel, oque nada diferia da pintura. Era argumentada ainda, que a pintura era uma literatura muda.

‘Era, podemos supor, contra argumentos desse tipo que Leonardo dirigia uma de suas notas, a qual se refere a uma frase que remota Simônides e que descreve a pintura como muta poesis e a poseia como pictura loquens: ‘Se chamais a pintura de poesia muda, o pintor pode chamar a poesia de pintura cega. Poisbem, qual o pior defeito? Ser cego ou surdo:’ . (BLUNT, Anthony. Teoria artística na Itália 1450-1600, p. 75)

A matemática foi um fator fundamental para a ascensão social dos artistas durante o renascimento. Por meio dela os artistas foram capazes de elevar a escultura e pintura para o status de arte liberal, isto é, de homens livres e pensadores.
No texto de Blunt é possível identificar as...
tracking img