Artistas do renascimento- leonardo da vinci e michelangelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Michelangelo
Michelangelo nasceu em Caprese, 6 de Março de 1475 e morreu em Roma, 18 de Fevereiro de 1564.Foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores dahistória da arte do ocidente.
Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença.Tendo seu talento logo reconhecido, depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, eseu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássicaera centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. De suas obrasdestacam-se a escultura o Baco, a Pietà, o David, o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina; serviu como arquiteto daBasílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.
Paraa posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.

Leonardo da VinciLeonardo da Vinci nasceu em Anchiano, 15 de abril de 1452 morreu Amboise, 2 de maio de1519, foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou comocientista, matemático,engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.É ainda conhecido como o precursor da aviação e dabalística. Leonardo frequentemente foidescrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como...
tracking img