Artigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo e Estudo dirigido EMBRIOLOGIA, Peter Missagia
Segunda semana de gestação
A Implantação do blastocisto completa-se durante a segunda semana do desenvolvimento. Á medida que esse processo prossegue , ocorrem no embrioblasto mudanças morfológicas que produzem um disco embrionário bilaminar composto de epiblasto e hipoblasto. O disco embrionário origina as camadas germinativas que formamtodos os tecidos e órgãos do embrião. As estruturas extra-embrionárias que se formam durante a segunda semana são a cavidade amniótica, o âmnio, o saco vitelino, o pedículo de conexão e o saco coriônico.
Término da implantação e continuação do desenvolvimento embrionário
A implantação do blastocisto é completada no fim da segunda semana. Ela ocorre durante um período restrito entre 6 e 10 dias daovulação. A medida que o blastocisto se implanta, o trofoblasto aumenta o contato com o endométrio e se diferencia em: o citotrofoblasto e Sinciciotrofoblasto.
O sinciciotrofoblasto, erosivo, invade o tecido conjuntivo endometrial,e o blastocisto vagarosamente se aprofunda no endométrio. As células sinciciotrofoblásticas deslocam as células endometriais na parte central do sítio de implantação.As células endometriais sofrem apoptose, o que facilita a invasão. Microvilosidades das células endometriais, moléculas celulares de adesão, citocinas, prostaglandinas, fatores de crescimento e metaloproteinases de matriz representam seu papel paro o endométrio se torne receptivo.
O sinciciotrofoblasto produz um hormônio-gonadotrofina coriônica humana (hCG), que entra no sangue materno presentenas lacunas (cavidades ocas) do sicicio trofoblasto. A hCG mantém a atividade hormonal do corpo lúteo no ovário durante a gravidez. O corpo lúteo é um estrutura glandular endócrina que secreta estrogênioe progesterona a fim de manter a gestação.
Formação da cavidade amniótica, disco embrionário e saco vitelino
Com a progressão da implantação do blastocisto, aparece um pequeno espaço noembrioblasto, que é o promórdio da cavidade amniótica. Logo as células amniogênicas (formadoras de âmnio)-os amnioblastos- se separam do epiblasto e revestem o âmnio, que envolve a cavidadea cavidade amniótica. Concomitantemente, ocorrem mudanças morfológicas no embrioblasto que resultam na formação de uma placa bilaminar quase circular de células achatadas, o disco embrionário, formado por duas camadas:O epiblasto, uma camada mais espessa, constituída por células colunares altas, relacionadas com a cavidade amniótica.
O hipoblasto, composto de pequenas células cubóides adjacentes à cavidade exocelômica.
A membrana exocelômica , junto com o hipoblasto, forma o saco vitelino primitivo. O disco embrionário situa-se agora entre a cavidade amniótica e o saco vitelino primitivo. As células doendoderma do saco vitelino primitivo. As células do endoderma do saco vitelino formam uma camada de tecido conjuntivo, o mesoderma extra-embrionário, que circunda o âmnio e o saco vitelino. O saco vitelino e acavidade amniótica tornam possíveis os movimentos morfogenéticos das células do disco embrionário. Assim que se formam o âmnio, o disco embrionário e o saco vitelino primitivo surgem cavidadesisoladas, denominadas lacunas.
A comunicação dos capilares endometriais rompidos com as lacunas estabelece a circulação uteroplacentária primitiva. Quando o sangue materno flui para as lacunas, o oxigênio e as substâncias nutritivas tornam-se disponíveis para o embrião. No décimo dia, o concepto humano está completamente implantado no endométrio. Por aproximadamente 2 dias, há uma falha noepitélio endometrial que é preenchida por um tampão, um coágulo sanguíneo fibroso. Por volta do décimo segundo dia, o epitélio quase totalmente regenerado recobre o tampão.
No embrião de 12 dias, as lacunas sinciciotrofoblásticas adjacentes fundem-se para formar as redes laculares, que dão ao sinciciotrofoblasto um aspecto esponjoso. Os capilares endometriais em torno do embrião implantado tornam-se...
tracking img