Artigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAP. I
De quantos tipos são os Principados e de que modo se adquirem
"Todos os estados, todos os domínios que tiveram e tem poder sobre os homens foram e são ou repúblicas ou principados. Osprincipados ou são hereditários nos quais o sangue de seu senhor vem governando há longo tempo - ou são novos. Os novos ou são inteiramente novos (...), ou são como membros anexos ao estado hereditário dopríncipe que os adquire (...). Os domínios assim formados estão habituados ou a viver sob um príncipe ou a ser livres. E se adquirem ou com armas de outrem, ou com as próprias, graças a fortuna ou avirtù". (p.3)

Cap. II
Dos Principados Hereditários
"(...) nos estados hereditários e acostumados à dinastia de seus príncipes, são bem menores as dificuldades para se governar do que nos novos, pois bastanão descuidar da ordem instituída pelos seus antepassados e, depois, saber contemporizar os acidentes, para que um príncipe de capacidade mediana mantenha-se em sua posição, desde que não seja privadodela por alguma força excessiva e extraordinária. E, ainda que o seja, a reconquistará ao menor revés do usurpador". (p. 5)

Cap. III
Dos Principados Mistos
"Mas é no principado novo que estão asdificuldades (...) se não é completamente novo, mas membro anexo a outro, as alterações nascem principalmente de uma dificuldade natural a todos os principados novos, que consiste no fato de os homensgostarem de mudar de senhor, acreditando com isso melhorar. Esta crença os faz tomar armas contra o senhor atual. Só mais tarde percebem o engano, pela própria experiência de ter piorado. Isto decorrede uma outra necessidade natural e ordinária, a qual sempre impõe ofender aqueles a quem se passa a governar, tanto com homens e armas quanto com outras infinitas injúrias que cada nova conquistaacarreta. Assim, tens como inimigos todos os que ofendeste ao ocupar aquele principado, além de não poderes continuar amigo dos que te apoiaram, devido à impossibilidade tanto de atende-los conforme...
tracking img