Artigos: instituições bom estado e reforma da gestão pública

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE GESTÃO PÚBLICA


Disciplina: Contabilidade e Pública

Professora: Andréa Cavalcante

Acadêmico: Clodoaldo De Araújo Picanço

Data: Quarta-Feira, 20 de Março de 2013

Turma:1GPN-1

TRABALHO DE CONTABILIDADE E PÚBLICA


Assunto - Artigos: Instituições Bom Estado e Reforma da Gestão Pública

1º - Qual o assunto abordado no Artigo pelo Autor?

Resposta:
Nesseartigo, o autor, procura mostrar um pouco da diferença de Estado-nação e Estado como sistema social, politicamente, o Estado é uma instituição que organiza a ação coletiva dos cidadãos. Ainda de acordocom esse autor, destaca também a Reforma da Gestão Pública como mudança da reforma que os governos a se preocuparem com o modelo da administração pública empregado nos seus Estado.
Na qual a maioriadas nações ainda emprega o modelo burocrático de alguns filósofos, que em virtude de mudanças na economia mundial, principalmente o processo de globalização que atingiu quase todos os regimes.


2º- Qual o conceito de Estado Nação, Estado, e aparelho do Estado segundo o autor do Artigo?

Resposta:
1º - Estado Nação: Ainda de acordo com esse conceito, podemos ainda dizer que é a é ainstituição soberana que serve de base para sistema Global em que vivemos. Dentro de cada Estado Nação temos sempre uma sociedade, em Estado, inclusive suas instituições co poder coercivo, e o respectivoterritório.

2º - Aparelho do Estado: Para atuar nesse conceito, afirmamos que o APARELHO DO ESTADO é uma organizacional estatal que tem como base as leis relativamente permanentes, ou seja, é umainstituição organizacional, que ele cria para regular a vida social através da sociedade buscando alcançar seus objetivos políticos fundamentais.




3º - O autor define 3 teorias básicas que disputama compreensão do Estado. Explique resumidamitamente cada teoria e indique dentre elas você mais se identificou?

Resposta:

Três teorias básicas:

1º História: segundo os filósofos...
tracking img