Artigos com resumo e analise sobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I – Hotéis e pousadas aprimoram serviço em Visconde de Mauá, no Rio

Resumo: Com a chegada do inverno muitas pessoas vão para as regiões serranas do país e uma das mais visitadas é Visconde de Mauá no Rio de Janeiro e para atender a demanda deste destino o setor hoteleiro está participando de projetos de capacitação para melhorar seu serviço e aumentar a sua demanda.
O artigo fala sobre astrês cidades mais próximas que formam a região de Visconde de Mauá, onde Resende e Itatiaia no Rio de Janeiro fazem divisa com Bocaina de Minas em Minas Gerais e como acaba por ser um dos mais belos destinos do país onde mais de 5 mil pessoas visitam faça chuva ou faça sol.
A reportagem cita como exemplo a pousada Norma Buhler, a qual participa do projeto do Serviço brasileiro de Apoio a Micro ePequenas Empresas do SEBRAE onde ensina a promover o seu negócio, projeto este que aumentou o número de turistas. Na alta temporada aumentou em 23% e na baixa aumentou 42%, contudo há o caso da capacidade de carga que acaba por superlotar o destino e com esta superlotação vem a degradação.
Análise: Nunca, nada é perfeito. Nem sempre o crescimento vem acompanhado de coisas boas. Os destinosturísticos, quando ganham algum conhecimento acabam por correrem muitos riscos, principalmente os destinos que envolvem natureza. É necessário um estudo de capacidade de carga para que aquele recurso natural não se esgote rapidamente, e mesmo quando há em abundancia, tem toda a infra-estrutura da cidade que acaba sobre carrega, como água, energia e esgoto, desta forma acaba por fazer cair a qualidade dosserviços. É importante que haja tais parcerias com o SEBRAE, isso trás credibilidade e facilidades à localidade, contudo, há a idéia de passaporte diário para os turistas para diminuir o acesso, provavelmente vai fazer com que decaia a economia, um pouco, mas vai ajudar na permanência do recurso por mais tempo.

II – Hotéis farão registros em tempo real pela web

Resumo: Em Agosto o governoregulamentou o sistema de lançamento em tempo real de registro de entrada de hóspedes nos hotéis brasileiros via internet, tal informação foi dada em julho pelo chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Bento Afonso dos Santos que explicou que a portaria está no âmbito do novo Sistema Brasileiro de Hospedagem, e que com este novo sistema as fichas de preenchimento serão substituídas e dará umavisão exata de quantos turistas visitam o país e quais são os destinos mais visitados dando ao governo um controle mais consistente. No artigo ainda há algumas medidas numeradas que serão tomadas para a COPA de 2014.
Análise: É necessário sim, um controle exato de quantos turistas freqüentam nossos destinos e quais são os nossos principais destinos freqüentados. Hoje temos uma base que podemosconsiderar boa se aplicarmos à aos segmentos e às pesquisas, mas ainda são muito falhos, se conseguirmos implementar este sistema, e a maioria dos meios de hospedagem utilizarem estes, teremos melhor consciência de quem atender e onde atender, contudo, esta implantação não atingirá muitos empreendimentos, os de menor escala por exemplo, o que deixará uma margem de erro ainda grande.

III – RedeWindsor fecha acordo com Prefeitura para projeto de escola de hotelaria

Resumo: A implementação deste projeto social firmado entre a rede Windsor e a Secretaria de Assistência Social será em São Conrado e funcionará no Centro de Cidadania Reinaldo De Lamare e servirá para qualificar a mão de obra da hotelaria Carioca. Essa iniciativa foi tomada diante aos eventos que o Brasil sediará, como a COPAdo mundo em 2014. Para suprir parte desta necessidade surge este curso que irá qualificar a mão de obra como: camareiras, mensageiros, capitão porteiro entre outros e tem a expectativa de formar 1000 alunos em dois anos e tendo como prioridade o público de baixa renda das comunidades locais.
Análise: Precisamos de pelo menos “muitos outros” projetos como este, pois além de qualificar a mão de...
tracking img