ARTIGOIP_revisado

1297 palavras 6 páginas
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Redes de Computador e Internet
2015/2-2º BIMESTRE

Gustavo Serafim1
Raisa Canciani2
Francilda de Oliveira Costa3
Matheus simili4
Vitor Angelo Pozzatti Righi 5

RESUMO
Este artigo tem como objetivo principal fazer uma análise sobre o uso de protocolos IP (Internet Protocol), bem como fazer uma abordagem de sua utilização dentro da área da tecnologia o que esse protocolo trouxe de inovação para essa nova era tecnológica, onde tudo está interligado como que ocorre esse processo dentro dessa “teia” que é a rede de internet.

Palavras-chave: Protocolo IP, Redes de Computador e Internet.

1. INTRODUÇÃO
O IP (Internet Protocol) é o principal protocolo de comunicação da Internet. Foi definido na RFC 791 (Request for Comments) no qual ele é na verdade um conjunto de padrões utilizados na implementação de uma camada de rede para fazer a comunicação entre computadores através da troca de pacotes ou datagramas.
Os pacotes ou datagramas são as unidades básicas do protoco IP, no qual são formados por um cabeçalho de identificação e um corpo com dados que representam a carga útil do datagrama. O elemento que mantém a Internet unida é o protocolo da camada de rede no caso é o protocolo IP. Ao contrário de seus antecessores, o IP foi projetado desde do início tendo como objetivo a interligação de redes.

.

2. METODOLOGIA
O método de abordagem utilizado para a realização da presente pesquisa é o método qualitativo. Diante disso, através da análise e estudo dos fatores que envolvem a problemática em questão, buscou-se alcançar a conclusão sobre o tema analisado.
O método de abordagem dos dados buscados é o qualitativo, pois se busca nas referências bibliográficas informações inerentes ao assunto tratado no artigo. Foi utilizado o método indutivo a partir das informações coletadas para deduzir quais são as contribuições trazidas pelo protocolo IP.
Sobre tal método, oportuno se faz

Relacionados