Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA VISÃO PANORÂMICA DO CRESCIMENTO DAS IGREJAS NEOPENTECOSTAIS NA ÚLTIMA DÉCADA





RESUMO

O presente artigo visa apresentar uma visão panorâmica do neopentecostalismo,como também suas possíveis doutrinas, causas de crescimento uma vez que evangélicos que estão ligado a essa vertente, vem crescendo ao longo dos anos não somente em número como também em visibilidade no cenário nacional.Palavras-chaves: Neopentecostalismo. prosperidade. maldição

A Igreja Cristã Evangélica atual está dividida em dois segmentos no que se refere à homoafetividade: a Igreja Inclusiva e a Não-Inclusiva. A Teologia Gay é uma teologia contemporânea elaborada pela Igreja Inclusiva. Seu discurso teológico consiste nos argumentos de inclusão do homoafetivo no contexto eclesiástico, tendo comoprincipal distinção do cristianismo tradicional uma nova interpretação de cada versículo bíblico acerca da homoafetividade. Nasceu como Teologia Homossexual e sua evolução aponta para a Teologia Queer, que se destina a todas as categorias sexuais que não se definem como heterossexuais, oficialmente denominadas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Transexuais e Travestis – LGBTTT. O Estado também sedefiniu pela perspectiva da inclusão ao consolidar o direito homoafetivo por meio da Justiça. Esses posicionamentos representam um desafio direto à Igreja Não-Inclusiva no que diz respeito a situar-se nessa coexistência: permanecer como está ou abrir as portas à inclusão.

Palavras-chave: Movimento Gay Cristão. Teologia Gay. Direito Homoafetivo. Igrejas Inclusivas.

INTRODUÇÃO
O presenteartigo visa apresentar a construção da Teologia favorável à homossexualidade, desde sua origem a partir da América do Norte, por intermédio do Movimento dos direitos dos homossexuais e do Movimento Gay Cristão, bem como seu desenvolvimento, caracterizado pela evolução dos conceitos de Teologia Homossexual, Teologia Gay e Teologia Queer, que culminou no surgimento das igrejas inclusivas. Porconseguinte, será apresentada a relação do Estado com a homoafetividade por meio da inovação do Direito Homoafetivo e das respectivas jurisprudências consolidando esse novo ramo do Direito. Diante da constatação da inclusão do homoafetivo pela Igreja Inclusiva e pelo Estado através da legitimação do direito homoafetivo, este trabalho oferecerá a seguinte propositura: Qual é a tarefa missionária da IgrejaNão-Inclusiva: continuar excluindo ou incluir os homoafetivos no ambiente eclesiástico? A demonstração dos desafios para a convivência plural norteará esta reflexão.
1 – Definição e Origem do Neopentecostalismo

O neopentecostalismo tem suas origens no movimento pentecostal surgido nos Estados Unidos no início do século XX. Trata-se das modificações ocorridas na denominação pentecostal e que secaracteriza pela doutrina da prosperidade, onde o principal objetivo dos fieis é prosperar materialmente.


O termo “neopentecostal” foi cunhado a vários anos nos EUA. Lá, na década de 70, designou as dissidências pentecostais das igrejas protestantes, movimento que posteriormente foi designado carismático. (ROMEIRO, 2005. pg. 48).

No Brasil o neopentecostalismo surgiu nadécada de 70, período em que membros de denominações pentecostais se desvincularam para formar suas próprias igrejas. a sociedade Brasileira encontraria alguns elementos que serviriam de esteio para uma nova fé protestante. A industrialização, o militarismo e a busca do “sonho latino americano” de bem-estar, proporcionaram aos novos fieis protestantes, novas formas mais objetivas de usar a fé eespiritualidade para beneficiarem-se do reino de Deus ainda em vida.
Naquele contexto histórico o Brasil vivenciava um processo de industrialização. Na pesquisa bibliográfica percebe-se que houve por parte do governo uma promoção para realização dessas obras que levaram o Brasil a tão sonhada modernização.
O governo brasileiro contrai uma crise inflacionária, que aliada à crise do...
tracking img