Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – UFG
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
O PROCESSSO DE TRABALHO NO CONTETO CAPITALISTA
ALANA DE OLIVEIRA

Goiás, dezembro de 2012

Disciplina de Economia PolíticaProfessor: George Francisco Ceolin

RESUMO

O trabalho será abordado dentro do contexto capitalista, enquanto processo de valorização e força de trabalho, fazendo uma descrição do processo de valor,dentro desse contexto.
Será analisada a concretização do trabalho enquanto processo de trabalho, mencionando as relações existentes entre o homem e natureza. Também será feita uma relação do trabalho como ser social.

Palavras-chaves: processo de valorização, valor, contexto capitalista, ser social.

INTRODUÇÂO
Este artigo fará uma abordagem do processo de trabalho, expondo a relação mediadaentre o sujeito e o seu objeto.
Será abordado o trabalho como forma de produzir valor, e a força de trabalho que é produtora do produto do trabalho, denominado mercadoria. Assim, o trabalhador vendesua força de trabalho para o proprietário dos meios de produção.

I TRABALHO E SER SOCIAL
As características do trabalho configuram em relação á vida natural, um tipo novo de atividade,exclusiva de uma espécie animal. (NETTO, BRAZ, 2006, p.43).
“(...) O trabalho é um processo entre o homem e a natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seumetabolismo com a natureza. (...) Não se trata aqui das primeiras formas instintivas, animais, de trabalho. (...) Pressupomos o trabalho numa forma em que pertence exclusivamente ao homem. (...) Os elementossimples do processo de trabalho são a atividade orientada a um fim ou o trabalho mesmo, seu objeto e seus meios. (...) O processo de trabalho (...) é a atividade orientada a um fim para produzirvalores de uso, apropriação do natural para satisfazer as necessidades humanas, condição universal do metabolismo entre o homem e a natureza, condição natural eterna da vida humana e, portanto, (...)...
tracking img