Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 conceito de filosofia com foco na educação.
A Filosofia, quanto ao método, visa a ser uma explicação racional para aquela totalidade e seu objetivo está no desejo de conhecer e contemplar a verdade. A Filosofia grega é o amor desinteressado pela verdadeNo livro Convite à Filosofia,Marilena Chauí traz pelo menos quatro definições gerais do que seria a
Filosofia:
1)Visão de mundo de um povo,de uma civilização, de uma cultura. Identificando aqui Filosofia e Cultura poderíamos definir Filosofia como um conjunto de idéias, valores e práticas pelas quais a sociedade aprende e compreende o mundo e a si mesmo, definindo tempo e espaço, o sagrado e o profano, o contingente e o necessário, etc.
2) Sabedoria de vida onde a Filosofia é identificada com a ação de algumas pessoas que pensamsobre a vida moral, dedicando-se a contemplação do mundo para com ele aprender e controlar suas vidas ética e sabiamente.
3) Esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido, iniciando-se a distinção entre Filosofia e Religião.
4) Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas ocupando-se a Filosofia com as condições e osprincípios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e os conteúdos dos valores éticos, políticos, culturais, etc.
Filosofia é tomada também como uma reflexão sobre a totalidade das coisas a partir de problemas impostos pela realidade sobre nós, os indivíduos, ou ainda tudo aquilo que a realidade nos coloca como seres sociais.

A Filosofia da Educação não se limitaapenas ao estudo de textos filosóficos pois poderia, num primeiro momento, afastar a compreensão e o direcionamento para estudos mais abrangentes. A ela cabe então investigar as questões relevantes que dizem respeito a um que-fazer humano: a educação. É também por ela que o educador poderá adquirir pressupostos e conceitos, gerais ou específicos, que fundamentem uma boa argumentação docente,passando da educação do senso comum para uma atitude crítica e filosófica em relação às questões que envolvem o ensino e os processos educacionais.
Diante da diversidade de conceitos relacionados à Filosofia registrados pelos estudantes, acredito essencial estabelecer alguns parâmetros para bem desenvolver a compreensão do tema e entendo que o ponto de partida esteja relacionado ao estudo dasorigens, do sentido e das relações que se possam estabelecer entre a Filosofia e a Educação.
A educação não consiste apenas na transmissão dessa herança cultural, mas num processo de constate ruptura e de reorganização do velho. Vida e educação estão imbricadas, sem antecedência ou posterioridade, aos demais fenômenos como o social, o político e o cultural. A educação pode então ser também entendidacomo elemento integrado ao processo social e histórico não permitindo seu distanciamento da família e da sociedade.

Diferença entre :
O Mito - É a forma de compreensão intuitiva da realidade que permeia todo o pensar e o agir do homem primitivo, predominantemente marcado pelo sobrenatural.
* Mito é uma das primeiras formas de conhecer o mundo que surgiu.
* Tem por objetivo acomodar osseres humanos em um mundo que não conseguem controlar.
* Na Antigüidade tentava explicar a totalidade do mundo (como surgiu a vida, de onde viemos, para onde vamos...), hoje divide espaço com outras formas de conhecimento, principalmente o conhecimento racional da ciência.
* A característica principal que define o mito como tal é seu caráter dogmático. Ele não precisa ser provado, não podeser contestado e para crer-se nele basta acreditar ou não.
* Por isso toda religião é um tipo de mito, pois lida com questões que não podem ser comprovadas.
* Ele se refere, portanto, a coisas que de fato as pessoas acreditam. Saci-Pererê ou lobisomem, por exemplo, não são mitos pois as pessoas não acreditam em sua existência. Sendo assim, eles pertencem ao campo do folclore.
*...
tracking img