Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Terapia Manual no Controle do Estresse: Revisão da Literatura


Manual Therapy in Stress Control: Review

Autores: Abda Melo Teixeira¹; Oliver Alexandrino de Andrade²
¹ - Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Piauí;
E-mail: abdamelo@yahoo.com.br
² - Fisioterapeuta graduado pela Universidade Estadual do Piauí;
E-mail: ft_alexandrino@yahoo.com.br
Universidade Estadual doPiauí - UESPI.
Rua João Cabral, 2231 - Pirajá | Cep: 64.002-150 / Teresina-PI | Fone: 3213-7887 / 3213-7524.
- Artigo de Revisão
Orientadora: Érika Bona Coutinho
- Mestre em Bioengenharia pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP); Especialista em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá - CESUMAR, Maringá, PR - Brasil.















Introdução


A palavraestresse tornou-se de uso corriqueiro, difundida por meio dos diferentes meios de comunicação. Usa-se como sendo a causa ou a explicação para inúmeros acontecimentos que afligem a vida humana moderna. A utilização generalizada, sem maiores reflexões, simplifica o problema e oculta os reais significados de suas implicações para a vida humana como um todo (Murofuse et al, 2005).
O termoestresse denota o estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostasia, disparam um processo de adaptação caracterizado, entre outras alterações, pelo aumento de secreção de adrenalina produzindo diversas manifestações sistêmicas, com distúrbios fisiológico e psicológico. O termo estressor por sua vez define o evento ou estímulo que provoca ou conduzao estresse (Margis et al, 2003).
A correria do dia a dia, o trânsito e seus quilômetros de congestionamento, a poluição do ar, visual e sonora, o uso excessivo de eletrônicos são exemplos de situações que contribuem para desencadear frequentes situações de estresse e de fadiga física e mental. As influências pessoal, cultural e social na vida do indivíduo, contudo, também sãorelevantes para o funcionamento fisiológico do corpo. A formação de hábitos, o impacto do conflito psicológico, e numerosos outros aspectos da experiência humana mostram efeitos radicais na saúde do corpo. Os médicos estimam que entre 40% e 70% de todas as desordens fisiológicas possuem características psicossomáticas, determinadas pela vida social do paciente (Santos, 2007; Segantin, Maia, 2007).O estresse, ou a reação aos estressores, constitui-se de uma relação particular entre pessoa, seu ambiente e as circunstâncias as quais está submetida, que é avaliada como uma ameaça ou algo que exige dela mais que suas próprias habilidades ou recursos. A resposta ao estressor compreende aspectos cognitivos, comportamentais e fisiológicos, visando a propiciar uma melhor percepção da situação ede suas demandas, assim como um processamento mais rápido da informação disponível, possibilitando uma busca de soluções, selecionando condutas adequadas e preparando o organismo para agir de maneira rápida e vigorosa (Segantin, Maia, 2007; Margis et al, 2003).
A sobreposição destes três níveis (fisiológico, cognitivo e comportamental) é eficaz até certo limite, o qual uma vezultrapassado poderá desencadear um efeito desorganizador. Assim, diferentes situações estressoras ocorrem ao longo dos anos, e as respostas a elas variam entre os indivíduos na sua forma de apresentação, podendo ocorrer manifestações tanto físicas quanto emocionais (Margis et al, 2003).
A preocupação científica com a questão do estresse reside na sua provável relação com o adoecimento ousofrimento que ele provoca. Os sinais e sintomas, de nível físico, mais frequentes são: aumento da sudorese, tensão muscular, taquicardia, hipertensão, aperto da mandíbula, ranger de dentes, insônia, hiperatividade, náuseas, mãos e pés frios. Em termos psicológicos, vários sintomas podem ocorrer como: ansiedade, tensão, angústia, dificuldades interpessoais, dúvidas quanto a si próprio, preocupação...
tracking img