Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Pará
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Estêvão Damasceno Santos



Técnicas de Gerenciamento
Guia Pmbok, MPS. BR e CMMI

Castanhal
2013

Estêvão Damasceno Santos

TÉCNICAS DE GERENCIAMENTO



Artigo apresentado ao Prof. Anderson Costa da disciplina Engenharia de Software turma TADS 2012, turno Tarde
do cursode Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas



Castanhal
2013

RESUMO

As abordagens que serão tratadas a seguir fazem referência às principais técnicas de gerenciamento de projeto que são PMBOK, MPS. BR e CMMI. O PMBOK é um guia que ensina de forma didática como gerenciar projetos de forma aceitável no mercado, já o MPS. BR eCMMI são ferramentas que medem o nível de maturidade das empresas dentro de padrões e níveis estabelecidos pelos mesmos, com isso visam-se as melhorias no processo de produção de softwares, fazendo com que os mesmos tenham qualidade, aceitação no mercado e acima de tudo atendam os requisitos dos clientes.

ABSTRACT

The approaches that will be addressed below refer to the main techniques ofproject management that are PMBOK, MPS. BR and CMMI. The PMBOK is a guide that teaches didactically managing projects in a manner acceptable in the market, since the MPS. BR and CMMI are tools that measure the maturity level within companies and standards established levels for the same, therefore intended to improvements in the production process software, so that they have quality, marketacceptance and above meet all customer requirements.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 05

2 TÉCNICAS DE GERENCIAMENTO PMBOK 06

2.1 A ESTRUTURA DO GUIA PMBOK 06

3 PLANEJAMENTOMPS. BR 08

3.1 GERÊNCIA DE PROJETO MPS. BR 09

3.2 GERÊNCIA DE PROJETOS – GPR 09

4 PLANEJAMENTO CMMI10

4.1 GERÊNCIA DE PROJETO CMMI 11

4.2 OBJETIVOS E PRÁTICAS GENÉRICAS 12

5 CONCLUSÃO 15

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS16

INTRODUÇÃO

Devido a grande competitividade no mercado de software terá mais chance de se destacar quem tiver um processo de produção mais eficiente e tiver um elevado grau de organização, tanto no mercado de software quanto nos outros a busca por melhorias é o que faz o diferencial das empresas. Tendo em vista esse cenário o processo de melhorias naqualidade dos produtos e serviços, criaram-se modelos e técnicas de maturidade e melhoria nas quais as elas devem ser adequar para resistirem ao mercado, modelos tais como a PMBOK, MPS. BR e CMMI, ambas tem o propósito de qualificar, classificar e melhorar o desempenho e o grau de maturidade das mesmas para que elas possam produzir softwares de qualidade, de alta aceitação no mercado que dêcredibilidade e segurança tanto para a empresa quanto para o cliente.

DESENVOLVIMENTO

1. Técnicas de Gerenciamento PMBOK

O PMBOK é um guia que ensina de forma didática técnicas de gerenciamento de projetos para qualquer pessoa que esteja interessada na área, o principal objetivo do PMBOK é identificar a base do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é muito conhecido como...
tracking img