artigo

Páginas: 25 (6096 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
A Ludicidade no desenvolvimento e aprendizado

Resumo
Foi realizado estudo de natureza descritiva através de pesquisa bibliográfica focalizando as atividades ludicas na psicopedagogia como aliadas ao desenvolvimento na aprendizagem. Procurou-se mostrar aspectos relevantes quanto à importância da ação lúdica para o desenvolvimento físico e afetivo é uma formação de baseindispensável a toda criança, pois pode ajudá-la a organizar o seu próprio esquema corporal, percebendo a si mesma e o meio. A educação pautada na inclusão e na observação dos estilos de aprendizagem bem como estados cognitivos é importante por influenciar durante toda vida futura da pessoa, sendo fundamental seu estudo pelos acadêmicos ligados a área de Educação Infantil. Consequentemente, projetou-seneste, a função dos jogos lúdicos na educação infantil e na construção interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, também o desenvolvimento dos educandos alcançado através deste.
Palavras chave: Psicopedagogia. Leitura. Escrita
1. Introdução
O brincar faz parte do mundo da criança, assim elas aprendem melhor e se socializam com facilidade, apreendem o espírito de grupo, aprendem a tomardecisões e percebem melhor o mundo dos adultos.
Sistematizar o brincar significa uma reorganização da prática pedagógica desempenhada pelo professor, prática essa que deve abandonar os moldes da educação bancária e absorver o lúdico através dos jogos como o instrumento principal para o desenvolvimento da criança. O jogo, e a maneira como o professor dirige o brincar, desenvolverão psicológica,intelectual, emocional, físico-motora e socialmente as crianças, e por isso os espaços para se jogar são imprescindíveis nos dias de hoje.
Através dos jogos lúdicos, do brinquedo e da brincadeira, desenvolve-se a criatividade, a capacidade de tomar decisões e ajuda no desenvolvimento motor da criança, além destas razões, tornam as aulas mais atraentes para os alunos, são a partir de situações dedescontração que o professor poderá desenvolver diversos conteúdos, gerando uma integração entre as matérias curriculares.
Através deste artigo de caráter bibliográfico será mostrada a importância do lúdico no processo de socialização das crianças como também sua importância no processo ensino e aprendizagem, através dos jogos, dos brinquedos, das brincadeiras.
Tendo como tema central “O lúdico” naconstrução do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, que é de suma importância, fazendo deste assunto um fator primordial a ser trabalhado por todos os psicopedagogos, professores, comunidade, escola e familiares que tenham a intenção de educar, sabendo que isto não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim ajudar a criança a tomar consciência de simesma, dos outros e da sociedade.
Brincadeiras, brinquedos e jogos sempre estiveram presentes no cotidiano da vida infantil. As crianças ensinam que, uma das maiores qualidades do brinquedo é a sua não seriedade, pois é por meio dele que sua imaginação, fantasia, desejo e emoção fluem livremente.
Através da brincadeira a criança exercita todas as suas potencialidades, desenvolvendo seu ladosocial, motor e cognitivo. Segundo Piaget, as crianças não raciocinam como adultos, sendo elas as próprias construtoras ativas do conhecimento, vivendo constantemente criando e testando suas teorias sobre o mundo.
Através do brincar, valores, crenças, normas, leis, regras, hábitos, costumes, historia, princípios éticos, conhecimentos são construídos, transmitidos e assimilados pela criança.Ressalta-se ainda, que a apropriação da cultura resulta das interações lúdicas entre a criança, os instrumentos de brincar, ou seja, os brinquedos criados a partir de imagens, significantes e significados próprios da cultura do grupo a que pertence à criança e outras crianças e os adultos com quem convive e interage.
A atividade lúdica é um dos muitos caminhos que possibilita a iniciação do processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo
  • ARTIGO
  • artigo
  • ARTIGO
  • Artigo
  • ARtigo
  • artigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!