Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo.

A pesquisa: Música, Arte e Literatura na Cidade das Artes: Investigando a Cultura na Cidade de Montenegro, RS, a qual se encontra em fase inicial, vem no intuito de sendo a cidade de Montenegro, considerada a "Cidade das Artes“, ajudar, tanto na construção se saberes sobre música, artes, leitura e literatura, valorizando a cultura local, com Também na sua reconstrução, ampliando-a epotencializando-a, de um modo geral. A apropriação da própria cultura pela população de qualquer que seja o local é de grande importância na constituição de seu próprio ser, se sua própria identidade. Nossa pesquisa tem por principal objetivo investigar aspectos da cultura da cidade de Montenegro - RS, nas áreas da música, nas artes visuais, na dança, no teatro e também na literatura, a fim delegitimar a afirmação que a intitula como tal.

Palavras-chave: Montenegro; Cidade das Artes; Cultura; Artes; Literatura.

1. Introdução:

O projeto “Música, Arte e Literatura na Cidade das Artes: Investigando a Cultura na Cidade de Montenegro, RS”, o qual se encontra em fase inicial, vem na perspectiva da constatação da importância, para a formação do ser humano, de dois elementos presentesnesta proposta, quais sejam, das artes e da literatura/leitura e da apropriação da cultura local. As Artes e a Leitura na Educação Básica possibilitam improvisar, transformar, ir além da superficialidade e entrelaçar os conhecimentos. É possível entrar no terreno criativo da condição humana.
A Arte tem uma grande importância na educação e, em geral, tem função indispensável na vida das pessoasdesde o início das civilizações, tornando-se um fator essencial de humanização. Para Martins, Picosque e Guerra (1998), “cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o reapresenta à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário (p.57)”.
Conforme Ferraz e Fusari (1999), a "arte se constitui demodos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo" (p.16). A leitura também participa ativamente do processo educativo, sendo importante seu desenvolvimento com base em práticas prazerosas. Por conseguinte, para que se desenvolva o gosto pela leitura, faz-se necessário que a escola consigadesenvolvê-la como alternativas de escolarização.
A apropriação da cultura local pela população de qualquer local é de grande importância na constituição de seu próprio ser. Na escola, do mesmo modo, esta importância se torna potencializada, considerando-se o momento de formação de estudantes, quer sejam crianças, jovens ou adultos. A escola, neste sentido, é uma instituição apropriada para desenvolver oprocesso de socialização das novas gerações, sendo importante que inclua em suas propostas curriculares, também, a inserção do conhecimento da cultura local, quer seja erudita, popular ou folclórica.
Não se pretende uma "sobrevivência", mas o conhecimento e as articulações com outros saberes constituindo, assim, a cultura escolar. Em articulação com a comunidade, conhecer, aprender e divulgar acultura local da cidade de Montenegro, a "Cidade das Artes" pode ajudar na construção e reconstrução de saberes sobre música, artes, leitura e literatura na localidade, valorizando a cultura local, ampliando-a e potencializando-a.
Deste modo, com vistas ao entendimento de conceitos balizadores do presente projeto de pesquisa, são apresentados, a seguir, os referenciais do mesmo. São tratadosconceitos de Música, Educação Musical, Arte e seu valor para a constituição do ser humano, bem como a literatura e a importância da leitura. Entende-se que, com estes pressupostos teóricos, seja possível, posteriormente, realizar a análise dos dados oriundos do projeto. Passa-se, portanto, a seguir, a tratar de cada um deles.

2. Referenciais de pesquisa:

Este projeto fundamenta-se nos...
tracking img