Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Política econômica e crescimento sustentado:..

185

Política econômica e crescimento sustentado: os resultados da primeira metade do Governo Lula
Marcelo S. Portugal* Professor Titular da UFRGS e Pesquisador do CNPq. Mestre e Doutorando em Economia (PPGE-UFRGS).

Paulo Chananeco F. de Barcellos Neto*

Resumo
Este artigo apresenta uma avaliação crítica da política econômica implementadaao longo dos dois primeiros anos do Governo Lula. É feita a distinção entre as medidas de política econômica de curto prazo, que objetivam suavizar o ciclo econômico e combater a inflação, e as questões referentes à determinação da taxa de crescimento de longo prazo da economia. A melhoria sensível das variáveis macroeconômicas internas e externas em 2004 resulta não apenas de um contextointernacional favorável, mas também dos acertos nas opções de política econômica realizadas em 2003. O ganho institucional de uma transição de governo sem ruptura econômica deverá ter um impacto positivo de longo prazo sobre a econômica brasileira.

Palavras-chave
Inflação; crescimento econômico; conjuntura econômica.

* Os autores agradecem a colaboração dos bolsistas de iniciação científicaFrederico H. Souza (CNPq), Philipe E. S. Berman (FAPERGS), Felipe G. Ribeiro (CNPq) e Marcelo C. Griebeler (CNPq).

Indic. Econ. FEE, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 185-214, jun. 2005

186

Marcelo S. Portugal; Paulo Chananeco F. de Barcellos Neto

Abstract
This paper presents a critical assessment of the economic policy implemented in the first half of Lula’s administration. A distinction ismade between short-term economic policy measures, which aims at smoothing the economic cycle and reducing the inflation rate, and the questions of determining the economy’s long run growth rate. The noticeable improvement in the domestic and foreign macroeconomic variables, in 2004, results not only from a favorable international context, but also from the right economic policy decisions taken in2003. The institutional gain of an administration transition without economic disruption might have a positive long run impact on the Brazilian economy.

Artigo recebido em 29 mar. 2005.

1 - Introdução
A política macroeconômica do Governo Lula seguiu, nos seus dois primeiros anos, a mesma orientação que norteou o segundo mandato do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). Manteve-se otripé de sustentação da política econômica baseado no sistema de metas de inflação1, como uma forma de “despolitizar” a política monetária, em metas rígidas para o superávit primário, com o intuito de garantir a solvência do setor público, e no regime de câmbio flutuante, em que não há um compromisso explícito de manter a taxa de câmbio próxima de determinado patamar. O eixo central da políticaeconômica foi, portanto, a continuidade. Essa estratégia teve como foco reconquistar a credibilidade da

1

Cabe destacar, contudo, que, ao tomar uma certa meta inflacionária como parâmetro central para a condução da política monetária, o Banco Central está também levando em consideração, de forma indireta, uma certa “meta implícita” para o desempenho do PIB. A função de perda do Banco Centraldecresce quando são reduzidos tanto o desvio entre o PIB real e o PIB potencial quanto os desvios entre a inflação e a sua meta. Para uma apresentação desses tipos de modelos de metas de inflação, ver Portugal, Madalozzo e Hillbrecht (1999). Na Carta Aberta do Presidente do Banco Central do Brasil ao Ministro da Fazenda, de 21.01.2003, foi apresentada uma simulação dos custos para a atividadeeconômica, caso o Banco Central não adotasse as “metas ajustadas” naquele ano, deixando claro que há, no regime brasileiro, uma preocupação com os efeitos da política monetária na trajetória de crescimento da atividade.

Indic. Econ. FEE, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 185-214, jun. 2005

Política econômica e crescimento sustentado:..

187

política econômica do País, de forma a garantir a...
tracking img