Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA
AMBIENTES ACADÊMICO-EMPRESARIAIS



PAULA, Luís Nepomuceno de[1]*
NUNES, Ricardo[2]



RESUMO: O alto consumo de energia elétrica tem sido um problema para instituições de todos os setores da sociedade. Programas são elaborados e sugeridos para medir o consumo e reduzir gastos. Este artigo tem o objetivo de apresentar um projeto desenvolvidopara medir o consumo de energia elétrica em ambientes acadêmico-empresariais. O projeto está baseado em pesquisa bibliográfica e de campo, cujo resultado mostra a possibilidade de o usuário fazer uma reavaliação da necessidade ou não do uso de determinados equipamentos.


Palavras-chave: Energia elétrica.Consumo. Programa




1 INTRODUÇÃO




Sem energia não há sociedade humana. Essaafirmação categórica é tão verdadeira quanto o fato de que sem energia, não haveria sequer seres humanos. Todas as formas de energia provêm do sol e são armazenadas na natureza. Nosso corpo vive por processar carboidratos, gorduras e proteínas, capazes de liberar energia para manter nossa temperatura média de 36°C para a nossa sobrevivência.


Embora a energia ‘humana’ seja imprescindível parao nosso ‘estar no mundo’, ela não se restringe a isso, podendo ser entendida como a capacidade de realizar trabalho, a capacidade de colocar as coisas em movimento, e movimento é algo fundamental no nosso cotidiano, visto que as sociedades dependem cada vez mais de um elevado consumo energético para sua subsistência. Para isso foram sendo desenvolvidos ao longo da história diversos processos detransformação, transporte e armazenamento de energia.


Porém, em acordo com o expresso pela primeira lei da termodinâmica e pelos conceitos de energia, só existem, além da energia pura radiante, duas formas de energia armazenadas em um sistema: o potencial e a cinética. No cotidiano, estas acabam recebendo nomes específicos que fazem referência à natureza do sistema envolvido no armazenamentoou às plantas industriais onde as energias são levadas à transformação. Assim, temos a energia hidráulica, como sinônimo de energia potencial gravitacional ou mesmo cinética, armazenada nas águas de uma represa hidroelétrica, que cuida da conversão de energia "hidráulica" em energia potencial elétrica; a energia nuclear para a energia potencial associada à interação nuclear forte, ou até mesmo, emsenso comum, para a energia elétrica produzida em termoelétricas, cujas fontes de energia térmica sejam reatores nucleares; a energia eólica associada à energia cinética de movimento das massas de ar (ventos); a energia solar associada à radiação eletromagnética com origem no Sol; e energia geotérmica associada à energia térmica do interior da terra.


Este artigo, entretanto, contempla apenasum tipo de energia: a elétrica. Como a energia elétrica na sociedade contemporânea é a mais utilizada, seu consumo é intenso em quase todas as atividades humanas. Nesse sentido, é pertinente medir esse consumo para ter controle nos gastos.

O consumo de energia elétrica no Brasil teve um aumento significativo nas últimas décadas, causado pelo desenvolvimento do parque industrial, a modernizaçãoda agricultura, o aumento da capacidade de consumo da população e a elevação dos níveis de conforto individual e familiar.

Nas décadas de 70 e 80, o setor energético enfrentou desajuste ocorrido na política energética, tanto no plano institucional, quanto nas das ações práticas. Assim, o uso do petróleo passou a ser questionado e revisto, tendo um aumento no seu preço internacional,desencadeando uma série de dificuldades, principalmente para países altamente dependentes de energia externa. Diante da crise internacional do petróleo, o Brasil buscou alternativas para uma matriz energética nacional, surgindo alternativas de energias renováveis.

Também preocupados com a situação energética brasileira, este artigo apresenta um projeto de desenvolvimento de um Programa de Consumo de...
tracking img