Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho trata das bases pedagógicas de Henri Wallon (1879-1962) e Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934).
Wallon era médico, psicólogo e filósofo, e sua teoria estabelece o desenvolvimento intelectual do indivíduo e o envolvimento do corpo e emoções no seu crescimento, juntamente com o cérebro.
As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. Épor meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.
Além dos quatro elementos básicos, Wallon também trabalha com os estágios de desenvolvimento da criança.
Vygotsky era professor e pesquisador, se dedicou a Pedagogia e Psicologia,ministrando aulas e palestras. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo sua teoria considerada histórico-social.
Ele resgata a importância da escola e do papel do professor como agente indispensável do processo de ensino aprendizagem. É nesse sentidoque a teoria educacional de Vygotsky é uma teoria da transmissão cultural, tanto quanto do desenvolvimento.
Segue abaixo tabela contendo as semelhanças e diferenças entre os grandes teóricos: Vygotsky e Wallon.










Convergências e Divergências
Vygotsky e Wallon
VYGOTSKY WALLON
Interacionista Interacionista
Sujeito Indivíduo
Palavra chave: Interação Social Palavra chave:Afetividade
A criança não pode ser sujeito passivo na aquisição dos conhecimentos, ela deve ser ativa neste processo, trabalhando o desenvolvimento intelectual dentro do ambiente determinado pelos pais e professores. A afetividade faz a criança emergir do mundo orgânico para conceitos coletivos. Afetividade é o motor do movimento e aproxima-se com o desenvolvimento gnóstico. A criança nasce paraa vida psíquica pela emoção, que, ao lado do movimento, alimenta a simbiose inicial. O adulto é o mediador entre a criança e ela mesma, entre ela e os elementos do mundo cultural onde nasceu.

Processo de socialização (relação com o mundo) Processo de individualização (constituir-se indivíduo)
Mediação simbólica: instrumentos e signos Zonas de desenvolvimento (proximal,real e potencial) Campos funcionais: O movimento (expressivo e instrumental), as emoções (afetividade), a inteligência (sincrético e categorial) e a construção do eu (imitação e negação).
O processo relacional é a tônica do desenvolvimento humano. Os processos mentais resultam da inter-relação dos fatores internos e externos.
Dois níveis de desenvolvimento - o real e o potencial.
A zona dedesenvolvimento proximal é a distância entre o desenvolvimento real de uma criança e aquilo que ela tem o potencial de aprender – potencial que é demonstrado pela capacidade de desenvolver uma competência com a ajuda de um adulto. Dois tipos de pensamento o Sincrético e o Categorial. O primeiro confunde sentimentos afetivos com os objetivos. O segundo estabelece categorias apoiadas sob um fundosimbólico estável.
As condutas cognitivas surgem das afetivas; estas se subordinarão àquelas, alternando-se em fases centrípetas, voltadas para si mesmas, e centrífugas, de interesse pelo mundo humano ou pelo mundo físico.
Elas ocorrem da seguinte maneira: Estágio impulsivo-emocional, Estágio sensório – motor e projetivo, Estágio do personalismo, Estágio categorial e Estágio da adolescência.
Aaprendizagem gera desenvolvimento e essa aprendizagem somente acontece caso haja uma interação social que facilite essa aprendizagem, não se preocupou em dividir em estágios o desenvolvimento, pois o biológico supera o social somente no início da vida. Não se preocupa em assegurar se o desenvolvimento gera a aprendizagem ou vice-versa, os dois acontecem juntos e são inseparáveis.
O que gera o...
tracking img