Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unic Sinop
Curso de Ciências Contábeis

Izapaula Clen

A ESTRUTURA DE UMA SOCIEDADE LIMITADA

Unic Sinop
5°CIC
2012

Izapaula Clen

ESTRUTURA DE UMA SOCIEDADE LIMITADA

Artigo apresentado á disciplina de Pratica de laboratório 1, ministrada pela Professora Jeanne Carla Nishimura, para curso de graduação em Ciências Contábeis, na Universidade Unic Sinop.

Unic Sinop
5° CIC2012

ESTRUTURA DE UMA SOCIEDADE LIMITADA

Izapaula Clen

RESUMO

Neste trabalho apresentarei informações límpidas e esclarecedoras sobre, Empresa Limitada, visando sua história, como são constituídos, seus deveres, as obrigações e a responsabilidade de cada Sócio.

Palavra Chave:Responsabilidades.Socios.Obrigações

SUMÁRIO: Abertura de uma sociedade Limitada. Constituição da SociedadeLimitada. Deveres e Limitações na Administração. Responsabilidade. Divisão das Cotas entre os Sócios. Objetivo da Sociedade Limitada.

1.INTRODUÇÃO

A sociedade limitada regida pela lei nº. 10.406/2002, atual Código Civil brasileiro, é constituída por duas ou mais pessoas, em que seu capital se divide em iguais ou desiguais, também poderá a mesma possuir um conselho fiscal em ocasião dedissídio ou empecilho eventual, e as demais deliberações dos sócios e sua dissolução caso venha os mesmos, “sócios” a falência ou a mudança de capital pode tanto aumentar ou diminuir os valores, mas sabemos que todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. Para legislação civilista, a sociedade limitada rege-se pelas disposições dos art. 1052 a 1086 do CC, e subsidiariamente,pelas normas da Sociedade Simples. Poderá, esta, atuar supletivamente regida nas normas das Sociedades Anônimas. Vide, art. 1.053, Parágrafo Único.

Diante de uma Sociedade Limitada, entre tantas, abrange expectativa onde surgem duvidas, tendo nesse campo, ter que manter seu patamar de segurança, dignidade e aparência, não podendo tomar decisões unilateralmente da administração/ ou administrador. Decerto modo as decisões devem ser deliberativas, assim podendo os sócios optar por algo mais favorável para a sociedade empresarial.

É de fato uma sociedade empresaria que visa fins lucrativos, exercida para atingir de forma eficaz e licita com o objetivo para qual foi imposta, em que os sócios e administradores sejam submetidos ao instrumento contratual da empresa realizado e na legislaçãopertinente.

SUMÁRIO.

CONSTITUIÇÃO DA SICIEDADE LIMITADA.
A Sociedade Limitada é constituída conforme o ART.1.052 CC que diz que a sociedade LTDA é constituída por duas ou mais pessoas, onde cada um é responsável sua quota, mas todos os sócios respondem solidariamente pelo capital social.
A sociedade Limitada não poderá ser constituída por pessoas menores ou incapazes, a sociedade se formatendo como principal o sócio, mas conforme a Jurisprudência ate o Supremo Tribunal Federal, o menor pode participar de uma sociedade limitada desde que não tenham poderes na gerência e na administração e estiver com o capital totalmente integralizado conforme a Lei 4.726,de 13 de Julho de 1965.
Se a caso vier acontecer a morte ou incapacidade ou a retirada de algum dos sócios, podendo assim haver adissolução da sociedade. Em caso de morte do sócio a empresa continuará normalmente, e não acontecera a dissolução mas sim uma mudança no contrato, assim não haverá acessão das quotas a não ser por unanimidade dos sócios.
Conforme ‘’Fran Martins’’ ele define que a sociedade limitada é formada por duas ou mais pessoas, assumindo a responsabilidade solidaria pelo total do capital.Já para ‘’ EunápioBorges’’ a sociedade limitada é aquela na qual ‘’todos os sócios assumam, quer perante a sociedade, quer perante terceiros, a responsabilidade é limitada.’’
Entre esses dois autores podemos ver as divergências dos fatos apresentados pois um diz que a responsabilidade de cada sócio é pela integralização do capital.Já o outro auto ‘’ Eunépio Borges’’ diz que a responsabilidade não é só do...
tracking img