Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CUSTO COM MÃO-DE-OBRA NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: Mão-de-obra direta

Aline Mosena Soares

Resumo

Os custos com a mão-de-obra descrevem parte do conjunto de dificuldades que encarecem o investimento no Brasil, dificultando-lhe o crescimento e o desenvolvimento. No caso da mão de obra tem-se um paradoxo: o funcionário ganha pouco e o empresário paga muito, emdecorrência do alto custo do sistema social brasileiro. No Brasil são ainda poucos os setores industriais com alto grau de automatização, como os de química fina, petroquímica, eletroeletrônico, etc. Nesses setores, embora se observe uma diminuição na participação percentual dos custos de mão-de-obra direta, sabe-se que são cada vez mais elevados os gastos com pesquisa e desenvolvimento de novosprodutos e processos, nos quais a remuneração de pesquisadores é muito relevante em alguns casos os salários totais de técnicos e cientistas podem superar o valor da mão-de-obra direta aplicada á própria produção. Define-se mão-de-obra direta como sendo aquela relativa ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaboração, desde que seja possível medir o tempo despendido e a identificarquem executou o trabalho, sem necessidade de qualquer apropriação indireta ou rateio. Se houver qualquer tipo de alocação por meio de estimativas ou divisões proporcionais, desaparece a característica de “direta”.

1. Introdução

Trago para discussão, uma breve opinião sobre a análise dos custos com mão-de-obra nas empresas brasileiras. Diferenciando sinteticamente os dois tipos demão-de-obra existentes. Além de citar também os modelos de remuneração que existem em nosso País demonstrando a necessidade de inclusão dos encargos sociais no custo horário da mão-de-obra direta.

2. Dos Fatos
Entende-se que o custo de mão-de-obra compreende todos os gastos realizados, direta ou indiretamente, a titulo de remuneração por contribuições fornecidas pelos empregados daentidade ao processo de produção de bens e serviços, incluindo todos os tributos dela decorrentes, bem como os benefícios adicionais a eles concedidos e ainda todos os gastos necessários para atrair, contratar, manter e desligar os empregados. Para a análise dos custos de mão-de-obra, é necessário distinguir os tipos de mão-de-obra existentes.

Segundo Eliseu Martins, se surgir a possibilidade dese conhecer o valor de mão-de-obra aplicada no produto de forma direta por medição, existe a mão-de-obra direta; se for recorrido a qualquer critério de rateio ou estimativa, configura-se, para efeito contábil, em indireta. Muitas vezes há a possibilidade de a empresa medir a mão-de-obra mas, por razões econômicas, acaba por não fazer; ou então essa medição é difícil de ser realizada, edesiste-se dela. Essas razões de desistência de medição podem ser: baixo valor de mão-de-obra, inexistindo interesse por uma medida mais apurada; custo elevado para se fazer a medição; dificuldade de se processar a mensuração, etc. Os custos referentes à mão-de-obra direta são aqueles diretamente relacionados com os trabalhadores em atividades de confecção do produto, isto é, representam o salário dosoperários diretamente envolvidos com a produção. Os custos referentes à remuneração de empregados que não trabalham diretamente com a fabricação e que compõem a mão-de-obra indireta são classificados como custos indiretos de fabricação (gerentes de produção, supervisores, etc.). Deve-se considerar que devido à evolução das tecnologias de produção, há uma tendência cada vez mais forte à redução daproporção de mão-de-obra direta no custo dos produtos. A robotização e a mecanização reduzem o número global de pessoas, especialmente daquelas que operam diretamente sobre os produtos.

Eliseu Martins afirma que, no Brasil, é necessário incluir os encargos sociais no custo horário da mão-de-obra direta. Pois estes, são totalmente dependentes do pagamento feito, tornando-se tais encargos um...
tracking img