Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo definir e caracterizar a esquizofrenia, a partir de um fragmento da fala de uma paciente do Hospital Galba Veloso. Para melhor compreensão do tema, otrabalho foi baseado no conceito de consciência da unidade do Eu. O trabalho procurou descrever a história de Maria, identificando os principais sintomas e o momento em que aconteceu o desencadeamento dacrise.

Palavras chave
Esquizofrenia, cisão do Eu, delírios, alucinações.

Introdução
A esquizofrenia é definida, de acordo com o DSM-VI como um quadro que dura por pelo menos seis meses, eque inclui dois ou mais dos principais sintomas característicos: delírios, alucinações, comportamento desorganizado, alterações da consciência do Eu que também são incluídos como sintomas positivos ouprodutivos da esquizofrenia.
Os sintomas característicos da esquizofrenia envolvem uma gama de disfunções cognitivas que acometem a percepção, o afeto, o pensamento e a atenção. O diagnóstico envolveuma série de sinais e sintomas associados ao prejuízo no funcionamento ocupacional e social do individuo.
A esquizofrenia se apresenta em diferentes tipos, e em todos eles está presente a relaçãoentre os sintomas negativos e positivos, ocorrendo em proporções diferentes nos diferentes pacientes esquizofrênicos. (Guia de saúde mental, 2006.p.123).
A consciência da unidade do Eu pode sofrervarias alterações. Em alguns momentos, quando se fala, pode-se notar uma fala automática, ou seja, a pessoa observa a si mesma, e ouve a sim mesma, do lado de fora de si. Se esse evento durar por muitotempo, surgem perturbações no curso do pensamento.
A cada momento o Eu é sentido como algo uno e indivisível. A vivência radical de cisão do Eu só existe, segundo Jaspers, quando o indivíduo sesente radicalmente dividido, sente-se “anjo e demônio” simultaneamente, ou homem e mulher ao mesmo tempo. São necessárias pelos menos duas séries de processos anímicos desenvolverem de forma simultânea,...
tracking img