Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: SEGUNDO A TEORIA INATISTA DE NOAM CHOMSKY.

Edinelma Pantoja*
Hiraceli Farias Ferreira**
Jaqueline Evangelista***
Ângela Brito Ferreira****


RESUMO: Este artigo que vem através de uma revisão bibliográfica esclareceralgo mais sobre a aquisição da linguagem, baseados na teoria inatista do lingüista Noam Chomsky, envolvendo outros pertencentes determinados ao assunto como: gramática universal e gerativismo.
PALAVRAS-CHAVES: Inatismo, ser humano, desenvolvimento da linguagem.


ABSTRACT: This article comes through a literature review to clarify something more about language acquisition, based on the theory ofinnate linguist Noam Chomsky, involving some others belonging to the subject as universal and generative grammar.
KEY WORDS: Innateness, human, language development.








1. INTRODUÇÃO

A criatividade é a principal característica na produção e no desenvolvimento da linguagem humana. O ser humano já nasce programado para desenvolver uma linguagem não especificada. Sendo um fatorimportante a capacidade de e gerar a comunicação, pois o processo de aquisição de linguagem da criança não necessita exatamente de estímulos para que haja um devido desenvolvimento da mesma. Tais propriedades já devem ser conhecidas da criança antes de seu contato com qualquer língua natural, e devem ser acionadas durante processo de aquisição de linguagem.
O presente estudo torna-se relevantepor demonstrar através de pesquisas de lingüistas que tratam do tema linguagem a comprovação da teoria inatista. Pois segundo Chomsky o ser humano é capaz de produzir atividades variadas, para o ato de interação com tudo e todos, isso o torna capaz de desenvolver sua própria linguagem.
Tem-se como objetivo geral desta pesquisa definir a linguagem como uma ferramenta de comunicação do ser humanopara interação com o mundo e consigo próprio através de símbolos verbais e acústicos. Os objetivos específicos deste estudo são confirmar que a gramática universal é responsável pela relação entre as línguas e pela agilidade com que as crianças aprendem a falar; Mostrar como o individuo inicia o seu processo de comunicação segundo a teoria inatista; E por último apresentar várias fases dodesenvolvimento da linguagem humana.
A pesquisa é bibliográfica, de cunho qualitativo e descritivo. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização desse artigo foram feitos a partir de levantamento de dados através de estudos, resumos, fichamentos e análises bibliográficas, explicações obtidas em sala de aula, observações e comparações a respeito do desenvolvimento da linguagem inata,baseadas na teoria inatista.

2 - O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
A linguagem é uma faculdade natural da espécie humana, por existir inúmeras evidências, como o gerativismo, onde as línguas deixam de ser interpretadas como um comportamento socialmente condicionado e passam a ser analisados como uma faculdade mental natural. Para Chomsky, (PETTER, 2006, p.15) “portanto, a linguagem é umacapacidade inata e especifica da espécie, isto é, transmitida geneticamente e própria da espécie humana.”
Chomsky foi o criador e o principal influenciador teórico da lingüística gerativa. Esta corrente vem elaborando teorias que tentam explicar a existência da faculdade da linguagem como um dispositivo inato, ou seja, explicar o funcionamento da linguagem na mente das pessoas.
...Assim sedo existem,propriedades universais da linguagem, segundo Chomsky e os que compartilham de suas idéias. Esses pesquisadores dedicam-se a busca de tais propriedades, na tentativa de construir uma teoria geral da linguagem fundamentada nesses princípios. Essa teoria é conhecida como gerativismo. (PETTER, 2006, p. 15).
Chomsky distingue a competência de desempenho. A competência lingüística nos mostra que...
tracking img