Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
INSTITUTO UFC VIRTUAL
PROJETO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL






JOSÉ WAGNER SILVA RIBEIRO







INSERINDO O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6 ºANO AO 9º ANO.







FORTALEZA2012



INTRODUÇÃO

Este trabalho enfoca o Projeto de Educação ambiental contextualizando dentro das Disciplinas de ciências ou outras Áreas, pois se trata de tema Transversal de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais onde iremos debater a importância de levantar temas importantes dentro de qualquer aulas, assuntos que estão correlacionados com o Meio Ambiente além dissopropiciar aos alunos uma oportunidade de aprendizagem acerca das relações entre os ecossistemas e as questões culturais, considerando o ambiente onde a escola, o bairro e cidade encontra-se inseridos, respeitando suas peculiaridade.

A proposta e está inserida dentro dos tendências pedagógicas ou seja dentro de uma visão construtivista, reflexiva. Interativa e experimental, lúdica ecoletiva envolvendo vários assuntos interrogativos articulados transversalmente. Formando uma teia. Cujos fios possibilitam a interdisciplinaridade e concretizem o exercício da educação ambiental no cotidiano escolar, através do desenvolvimento de diferentes atividades que servem simultaneamente de contexto de formação do discente durante todo o ano letivo.

Se é importante definir os contornosdas áreas, é também essencial que estes se fundamentem em uma concepção que os integre conceitualmente, e essa integração seja efetivada na prática didática. Por exemplo, ao trabalhar conteúdos de Ciências Naturais, os alunos buscam informações em suas pesquisas, registram observações, anotam e quantificam dados. Portanto, utilizam-se de conhecimentos relacionados à registram observações, anotame quantificam dados.

A educação ambiental nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é um dos temas transversais, e deve ser trabalhada enfatizando-se os aspectos sociais, econômicos, políticos e ecológicos. As vantagens de uma abordagem assim é a possibilidade de uma visão mais integradora e melhora na compreensão das questões socioambientais como um todo. Logo, como tema transversal, aEducação Ambiental deve estar presente em todas as disciplinas, perpassando seus conteúdos, como é desejado pelos educadores ambientais

Ao mesmo tempo ela tem a chance de estar presente em todas as disciplinas, um tema transversal não possui um “status” de ser uma disciplina única, sendo muitas vezes deixada em segundo plano em relação aos conteúdos disciplinares. A proposta dos PCNs é de umaabordagem ambiental integrada, tanto entre as disciplinas como entre a sociedade seus problemas específicos.

JUSTIFICATIVA

O Ensino de ciências é Fundamental para a formação dos alunos. Pois abrange conteúdos significativos para a vida cotidiana fora da escola, como meio ambiente, saúde, alimentação e orientação sexual entre outros.

A concepção do ensino de ciências naturaisproposta pelo PCN é de suma importância para o desenvolvimento do aluno. Pois é uma concepção que busca a aprendizagem através da pratica, isso reforça e dá mas significado a mesma, levando o próprio aluno a buscar o conhecimento através da investigação, levantamento de hipóteses, trabalhando de forma a redescobrir o conhecimento. A preocupação de desenvolver atividades práticas começou a ter presençamarcante nos projetos de ensino e nos cursos de formação de Professores. O objetivo fundamental de ensino de Ciências Naturais passou a ser da condição par o aluno vivenciar o que se denominava método cientifico.ou seja a partir de observações, levantarem hipóteses,testa-las,refutá-las e abandona-las quando for o caso.

Segundo Assmar (apud.Guerra1998), a contemporaneidade conduz,...
tracking img