Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PINTURA COMO FORMA DE EXPRESSÃO HUMANA


Rosecleia Rodrigues Fernandes
Professora: Reginaldo Peixoto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais – Turma - ART5057 – História da Arte
25/10/2011


Resumo: A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes,tons e texturas. Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes, muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo. Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentoslíquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele se apropria principalmente de materiais secos. No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a idéia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para arepresentação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada.

Palavras-chave: Pintura, arte, obras de arte.


1 INTRODUÇÃO
A pintura acompanha o ser humano por toda a sua história. Ainda que durante o período grego clássico não tenha se desenvolvido tanto quanto a escultura, a Pintura foi uma das principais formas de representação dos povosmedievais, do Renascimento até o século XX. A história da pintura é o termo para designar todo o conjunto manifestações artísticas dentro da pintura. Assim como a história da arte, ela é dividida em períodos e fases, de modo a facilitar o estudo e a comparação entre os diferentes movimentos artísticos. A história da pintura começa nos tempos pré-históricos e perpassam todas as culturas.
Na pintura oelemento fundamental é a cor. A relação formal entre as massas coloridas presentes em uma obra constitui sua estrutura fundamental, guiando o olhar do espectador e propondo-lhe sensações de calor, frio, percepção da profundidade, sombra, entre outros. Estas relações estão implícitas na maior parte das obras da História da Arte e sua explicitação foi uma bandeira dos pintores abstratos. A cor éconsiderada por muitos como a base da imagem.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PINTURA
O que é pintura? A pintura antes de tudo é uma técnica utilizada para a representação visual de elementos, que podem ser figurativos, ou não. Trata-se de aplicação de pigmentos sobre algum suporte, tendo como elemento fundamental a cor. Este conceito pode mudar, pois a pintura passa por transformações, na medida em que osartistas vão desenvolvendo seus trabalhos. A pintura também é uma categoria artística, na qual há uma estrutura e uma relação entre formas coloridas. Um conjunto que propõe sensações pela visualidade, a pintura pode ser uma das principais e talvez a primeira, forma de representação visual utilizada pela humanidade.
A pintura é, ainda, uma atividade, precisa de ação.

Segundo Lichtenstein(2004a, p.130),
“(...) a obra pictórica surgiu do movimento; ela mesma é movimento registrado e é assimilada por movimento (pelos músculos, pelos olhos)”. Além disso, podemos pensar na pintura como forma de conhecimento, pois, “(...) a arte de pintar é, em si, na sua ainda relativa autonomia, um modo de conhecimento da realidade, uma expressão superior das idéias e até mesmo um modo de pensamento”.(LINCHTENSTEIN, 2004ª, p.21).

Sendo assim, consideramos a pintura como uma manifestação artística, possui uma materialidade, cuja composição e atributos de seus componentes remetem a uma imagem, a uma “elaboração de caráter imaginário.” (ALMEIDA, 2008).
Ao apreciar uma tela pintada, além da espontaneidade da experiência estética e sensível, do encantamento ou do estranhamento, existe um...
tracking img