Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


De acordo com Oliveira e Mesquita (2003), a osteoartrose (OA) é uma doença reumática que consiste na destruição progressiva da cartilagem articular, acompanhada das respostas intrínsecas (desordenada) de reparação cartilaginosa, remodelação e esclerose do osso subcondral, e, geralmente, formação de cistos ósseos subcondrais e osteófitos marginais.
A OA está associada com dor erigidez articular, deformidade progressiva e perda da função, afetando o indivíduo em múltiplas dimensões: do nível orgânico até o social (MARQUES e KONDO,1998).
Como ressalta Skare (2007), a OA é a doença que acarreta maior morbidade da espécie humana. Cerca de 35% do total dos casos aparece nos joelhos de pessoas com mais de trinta anos de idade, chegando a afetar quase todos os indivíduos apartir dos cinqüenta anos, embora nem todos os acometidos tenham sintomas aparentes. Pelo menos 85% das pessoas com idade superior a 70-79 anos de idade apresentam diagnóstico radiológico de OA.
Do ponto de vista médico, a osteoartrose é dividida em dois grandes grupos. O primeiro denominado de osteoartrose primária, é formado por aqueles indivíduos que já possuem um patrimônio genético, que fazcom que a patologia se desenvolva independentemente de fatores externos. O segundo grupo, denominado de osteoartrose secundária, é formado por pessoas que, em virtude de algum fator agressivo ocorrido em determinado período da sua vida, passam a apresentar a patologia. Fazem parte deste grupo os indivíduos muito obesos, os que sofreram algum traumatismo articular (entorses, fraturas, luxações), osque sofreram algumas alterações hormonais específicas, os que executam esportes com micro traumatismos de repetição, os que executam esportes de desaceleração (saltos).
Os defeitos posturais da articulação, como joelho valgo e varo, são freqüentemente responsáveis pelas formas secundárias de osteoartrose no joelho (gonartrose). A obesidade é um dos fatores de risco ao aparecimento de gonartrose,principalmente nas mulheres. Profissões que exigem flexão prolongada e repetitiva dos joelhos também constituem fator de risco para seu desenvolvimento atingindo tanto as articulações fêmoro-patelar como a fêmoro-tibial (MOREIRA, 2001).
Os sintomas variam em função da gravidade das lesões. De acordo com Catalano e Hardin (2004), a dor é o primeiro motivo para que as pessoas procurem tratamentopara osteoartrose. As doenças reumáticas podem ser extremamente imprevisíveis, irrompendo sem aviso ou permanecendo como uma dor constante e importuna.
O exame físico pode detectar aumento de volume da articulação, atrofia do quadríceps, dor à palpação das interlinhas articulares e à mobilização da patela, que pode estar parcialmente ou totalmente bloqueada, crepitação palpável a flexo-extensão,limitação da mobilidade articular, calor e derrame, quando há componente inflamatório. A limitação da extensão do joelho e a bilateralidade do processo são causas significativas de incapacidade (MOREIRA, 2001).
Como a maioria das doenças reumáticas é crônica e o tratamento é puramente sintomatológico, não curativo, com recaídas freqüentes ao longo do tempo é necessária a instituição de novasterapêuticas não farmacológicas capazes de reduzir os sintomas e amplificar os intervalos intercrises das mesmas. Neste contexto, a fisioterapia tem papel importante no que diz respeito à melhora dos sintomas e a restauração da função.
*********1
A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (Proprioceptive Neuromuscular Facilitation - FNP) é um conjunto de técnicas fisioterápicas que tem comoobjetivo promover ou acelerar o movimento funcional por meio da facilitação, da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares, através da estimulação dos proprioceptores. Estas técnicas consistem em contrações musculares concêntricas, excêntricas e estáticas (isométricas), combinadas com a aplicação gradual de uma resistência e com procedimentos facilitatórios adequados, executados...
tracking img