Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
rtigoO ACESSO PÚBLICO AO ESPAÇO PRIVADO

RESUMO

Este artigo apresenta uma abordagem sobre o acesso público ao espaço privado, dando uma ligação entre eles, buscando conscientizar os leitores dasdiferenças entra cada tema, mas que ambos estão intimamente ligados, dependendo do contexto em que se insere na sociedade. O uso do espaço esta intrinsecamente ligado ao interesse de uma população ea partir daí pode se determinar sua configuração como público ou privado, ainda que seja um espaço aberto.
PALAVRAS-CHAVE: Espaço privado, acesso público, visão arquitetônica.

1. INTRODUÇÃOO espaço público é analisado como aquele de posse coletiva e de diferentes utilidades. O espaço privado é um espaço onde determinadas pessoas não têm acesso sem autorização daquelas que ocupam aqueleespaço. Segundo Jovchelovitch os espaços semi-públicos são espaços de transição entre os domínios público e privado. Esses domínios possuem entre si uma relação complexa fundamental em que um não existesem o outro, e a perda de território de um implica no ganho relativo do outro.
A noção de Público e Privado assume hoje, um importante relevo ao nível dos debates sociais, políticos e epistemológicos,surgindo diferentes contributos intelectuais empenhados numa tentativa de melhor esclarecimento destas mesmas categorias, segundo uma perspectiva que prioritariamente se focaliza na realidadecontemporânea, mas cujo horizonte de discussão é, em geral, bastante mais amplo.
Entende-se que um espaço privado que é acessível ao público não se limita somente em um espaço fechado, ele pode sercitadino, aberto, mas contendo demarcações territoriais conforme o interesse de um grupo social. E assim a formação desse espaço depende da sua utilidade, da sua usabilidade.
Pode se afirmar ainda que esseespaço nem sempre vai ter utilidade econômica, por exemplo, igreja é um espaço onde certo grupo dita as regras, que vão ter que ser seguidas pelo publico.

2. O ACESSO PÚBLICO AO ESPAÇO PRIVADO...
tracking img