Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GRANDEZA DA INTERTEXTUALIDADE:
GÊNEROS TEXTUAIS E A NARRATIVA - GRADEZA DA INTERTEXTUALIDADE [1].


Rosiméia Carvaes Bitencourt de Almeida [2]

Resumo

Este artigo apresentará um estudo sobre os gêneros textuais e a maneira como elespodem ser trabalhados na sala de aula. Trazendo a visão de estudiosos da Lingüística, a exemplo de Mikhail Bakhtin, Luis Antônio Marcuschi e Ingedore Koch, será observada a forma como cada autor define e classifica os gêneros textuais e, posteriormente, será abordada a maneira como a narrativa tem suma importância no cotidiano e em sala de aula, como forma de os alunos e professores trabalharem alinguagem prazerosamente e facilitar o desenvolvimento de textos a respeito de fatos ocorridos ou que possivelmente possa vir a acontecer.
Esta abordagem sobre o discurso da narrativa contará com o apoio do estudo feito por Samira Yousseff Campedelli, Jésus Barbosa Souza, Leila Lauar Sarmento, Douglas Tufano, que apresentam a narrativa de forma clara e concisa e seu uso como forma de se trabalhar alinguagem através do discurso intertextual.

Palavras-Chaves: Gêneros Textuais. Narrativa. Intertextualidade.

1-INTRODUÇÃO

A educação não para de evoluir e passa e exigir cada vez mais de alunos e professores. O diálogo oral e escrito exige atenção e coerências para que ambos, ouvinte e narrador possam compreender e identificar-se durante o desenvolvimento do texto. Para isso énecessário breve conhecimento lingüístico e noção de intertextualide, para facilitar o entendimento e a compreensão dos textos. Os gêneros textuais, utilizados nos mais diversos ambientes lingüísticos, retratam de forma ideal a evolução da linguagem.
Posta na sala de aula, a narrativa vem a ser de suma importância para elaboração de textos e exposição da criatividade de cada aluno para conceito individualdo professor. A narrativa se apresenta de forma simples e informal ou pode ser também de maneira culta e formal, por isso o aluno deve estabelecer as relações entre o assunto e as palavras corretas a serem utilizadas.

2- GÊNEROS TEXTUAIS

Gêneros textuais são as diversidades de textos que encontramos em diversos ambientes de discurso na sociedade. Vários fatores sócio-culturais ajudam aidentificar os gêneros, assim como a definir que tipo de gênero deve ser usado no momento mais adequado à situação, seja na oralidade, seja na escrita.
Serão citadas a seguir as considerações feitas por três especialistas no assunto. Luiz Antônio Marcuschi, Ingedore Grinfield Villaça Koch e Mikhail Bakhtin. Os três lingüistas tomaram como padrão, nos textos escolhidos, os Gêneros do Discurso.Gêneros textuais segundo Marcuschi

Marcuschi situa os gêneros textuais histórico-socialmente e observa que povos de cultura essencialmente oral desenvolveram um conjunto limitado de gêneros. Hoje em dia, com o uso do computador pessoal e da Internet, presencia-se uma explosão de novos gêneros. Ele observa ainda que o surgimento de novos gêneros textuais nada mais é que uma adaptação dos gêneros jáexistentes às tecnologias encontradas atualmente. O e-mail troca mensagens eletrônicas, mas as cartas já trocavam mensagens antes, só que utilizando um meio diferente. Esse fato nos leva a outra observação a depender de onde o texto é inserido, ele será um ou outro gênero textual. Outro exemplo é o scrap – uma evolução digital do bilhete
Ele faz a definição entre gênero e tipo textual mostrando adiferença e exemplificando os gêneros e os tipos textuais.
“Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa...
tracking img