Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Publicidade da indústria do fumo

A Lei n.º 10.167, do ano 2000, proibiu a propaganda e promoção de produtos derivados de tabaco na mídia, restringindo essas ações aos seus pontos de venda. Comisso, até agora, as técnicas de atração para o produto nos pontos de venda sofisticaram-se, assim como as embalagens de cigarros.

O ponto de venda é privilegiado para a publicidade, pois é o momentoem que o consumidor tem poder de escolher como e onde empregar seu dinheiro. Um produto bem posicionado e com uma boa publicidade é capaz de conquistar o consumidor no ato.

No Brasil, além de osfabricantes usarem displays criativos, com formas coloridas, temos observado um incremento na exposição e oferta de produtos promocionais que despertam o interesse dos jovens.

A parte mais pesada deum orçamento de uma campanha de publicidade é a veiculação em mídia, especialmente a TV. Surpreende, então, saber que as verbas para marketing da indústria do tabaco tiveram um aumento considerável,mesmo sem haver anúncio nos meios de comunicação? Não, porque as empresas de cigarro passaram a apostar nas embalagens e nos pontos de venda.

A embalagem dos produtos de fumo é parte da publicidade,seu principal veículo de comunicação com o consumidor. Em razão disso, os fabricantes têm investido cada vez mais em embalagens sofisticadas com o objetivo de atingir o público jovem e até oinfanto-juvenil. Além das embalagens atrativas, os fabricantes usam outros produtos, junto com o cigarro, para torná-los ainda mais desejados, como isqueiros, mochilas e bases para iPod. Logicamente, essesitens vêm embalados em caixas coloridas, por preços módicos, o que estimula ainda mais o consumo de cigarros.

Países como Austrália e Canadá têm interessantes políticas públicas de saúde no que dizrespeito às embalagens. No Canadá, é proibida a publicidade de cigarros nos pontos de venda, os produtos não ficam à mostra e as embalagens têm advertências de ambos os lados. Na Austrália, 14...
tracking img