Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EJA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
EJA TRABALHO, DIGNIDADE, CIDADANIA E VIDA!

Juliani Cristina da Silva
Especialista em Lingüística
Resumo
O artigo apresenta uma análise da importância de todos osalunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) saírem, do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com um certificado de conclusão dos referidos cursos e mais uma formação profissional,onde eles possam exercer uma profissão registrada e reconhecida pelos órgãos competentes no mundo do trabalho.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Trabalho, e Dignidade.

Introdução
AEducação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de freqüentar a escola na idade convencional, possam retomar seusestudos e recuperar o tempo perdido.
Oferecer a modalidade EJA nos dias de hoje requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de (re) inclusão desses educandos nas redes deeducação pública do nosso país. O que se tem pensado até o momento é que o trabalho pedagógico desenvolvido neste seguimento de ensino deva ser de cunho eminentemente alfabetizatório. No entanto,alfabetizar é somente a primeira parte do processo. O que não se pode é pensar que só alfabetização poderá garantir desenvolvimento social deste educando.
Para uma pessoa adulta que retoma seus estudos,o desejo maior é o de se preparar para o trabalho, de ter autonomia e de se dar bem profissionalmente. A abordagem metodológica neste sentido não deve ser desenvolvida com os mesmos parâmetrosutilizados para se trabalhar com crianças. Daí a necessidade de abordar conteúdos equivalentes, mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja.
O professor precisa dar aoaluno, apoio moral e sentimentos de segurança e confiança, ou seja, estimular o auto conceito do aluno. O educador deve evitar fazer critica negativas para não aguçar a insegurança e o sentimento...
tracking img