Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DO CONHECIMENTO

Fábio Isacksson Pacheco 2 Kamilo Souza 3 Priscila Morais Citó 4 Suane Gemaque Rezende 5 Profª Ana Cristina Gonçalves da Silva

1

RESUMO

O presente artigo tem o objetivo de apresentar a relevância da gestão do conhecimento no ambiente organizacional, abordando suas perspectivas e seus pontos positivos. Na busca das informações utilizou-se para o desenvolvimento doestudo a pesquisa bibliográfica. A Gestão do Conhecimento é um meio de estímulo para as pessoas nas organizações e que essas possam produzir informações e também usufruírem delas. Com isso, o conhecimento se torna ferramenta essencial e indispensável ao crescimento das empresas e das pessoas. As organizações estão buscando alguma vantagem sustentável que as diferencie das outras em seu ambientede negócio, utilizando para isso seu conhecimento, que é considerado um dos mais importantes recursos de uma organização. Palavras- chave: Organização. Inovação. Conhecimento.

1 INTRODUÇÃO Nos primórdios da administração o homem era visto apenas como um dente na engrenagem que movimentava a produção, pois, os que estavam no nível mais alto da escala hierárquica só focavam na tecnologia paratrazer inovações aos maquinários a fim de aumentar a produtividade. Com o passar dos anos a velocidade de incrementação destas tecnologias foi reduzida drasticamente levando estes a pensar em outros mecanismos de competição e capacitação.1 Segundo Quel (2006, p.48) “O homem volta, então, a ser alavanca na sobrevivência das instituições. Não mais aquela mão-de-obra puramente mecânica mais um novocolaborador menos mecanicista e mais pensante”. Com isso após estas

1. 2. 3. 4 5

Acadêmicos do 3º semestre do Curso de Administração do CEAP Professora Orientadora da Disciplina Gestão das Organizações do CEAP.

mudanças as empresas mudam o foco para o trabalhador intelectual dando ênfase na gestão do conhecimento. Assim, o estudo aborda conceitos e definições a partir de alguns estudiososcomo: Quel (2006), Rosssato (2002) e Terra e Gordon (2011). Quando estes definem a gestão do conhecimento, como uma ferramenta que vai além da tecnologia ou gerenciamento da inovação.

2 GESTÃO DO CONHECIMENTO 2.1 Conceitos de Gestão do Conhecimento

Nos primeiros anos da administração científica, o homem era considerado como uma peça de uma máquina que acelerava a produção. Naquele tempo oconhecimento a respeito dos negócios, dos processos produtivos e das competências necessárias à operacionalização da empresa estava centrado na alta cúpula. O foco voltava-se para as buscas tecnológicas que permitisse uma grande produtividade, sempre baseado em um melhoramento de maquinários. (QUEL, 2006). A partir da Teoria das Relações Humanas, experiência dos estudos de Hawthorne, as empresas emesmo os estudiosos da administração cientifica passaram a percebe que o homem, se bem manipulado, aprimoraria o processo produtivo (QUEL, 2006).
O que se segue após essa descoberta é um ciclo de tentativa de buscar no indivíduo o máximo que ele podia produzir, por intermédio de instrumentos de manipulação de suas características individuais e de sua submissão ao meio social. Mesmo assim, o indivíduoainda era considerado - e isso até uns poucos anos atrás - um bem da empresa, utilizável como uma máquina, na qual se faz ajustes de maneira que renda o máximo possível com mínimo de despesas, ou seja, um “produto maximizável” (QUEL, 2006, p.44).

Quel (2006 p.45) acredita que “enquanto a tecnologia partia para renovação e inovação em um ritmo alucinante, o homem não estava recebendo formaçãoadequada e na mesma velocidade, resultando em um déficit considerável de mão-de-obra qualificada”. No entanto, as empresas como forma de competição usavam aplicação interna de tecnologia tanto chamadas tecnologias de processos, quanto de tecnologias de produção e de comunicações. O desenvolvimento no uso dessas tecnologias foi reduzido consideravelmente, com isso às empresas agora buscam outros...
tracking img