Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A acessibilidade, em um contexto social, trata-se de facilitar o acesso, ou seja, oferecer condições a um portador de necessidades especiais há se incluir em meio social sofrendo o mínimo de discriminação possível, tanto em órgãos públicos, ou privados.

Integrar uma pessoa com tais necessidades a este meio social pode parecer difícil, mas para obter melhores resultados devemostambém conscientizar as pessoal em geral de que existem essas dificuldades, porque às vezes é de grande esquecimento a existência delas.

Um simples passeio em uma manhã de domingo pode se tornar uma atividade tão pouco prazerosa para o cadeirante, a ponto de privá-lo dessa prática que é simples e saudável para todo ser humano.

Outro exemplo, fazer compras em um supermercado algo simples enecessário a todas as pessoas, pode se tornar algo, complicado e constrangedor para alguns deficientes, tanto portadores de necessidades físicas, especiais, ou outras limitações. Vagas acessíveis, pisos táteis, rampas, corrimãos, podem não ser suficientes. Imaginemos um deficiente visual, tentando se locomover pelos corredores de um supermercado guiando um carrinho de compras, ou mesmo tentandoencontrar um determinado produto e seu preço.

Empresas de transporte público já se preocupam com a acessibilidade da população adaptando seus carros para acesso de cadeirantes, sendo instalados elevadores de plataforma em seu interior. Não podemos negar que a tentativa de amenizar a situação é boa, mas será que isto é suficiente?

O auge do tema é que todas as pessoas têm direito à educação, àsaúde, ao lazer e ao trabalho e a mecatrônica pode ajudar muito a lhes proporcionar isso.









Mecatrônica e a Acessibilidade

A importância e Objetivo

Apesar do grande avanço tecnológico, é de esquecimento geral as pessoas que mais precisam de melhoria em sua vida: as que possuem deficiência.

Pois o objetivo nesse artigo é analisar o que a mecatrônica poderá fazer em benefícioàs mesmas. Essa ciência está cada vez mais em evidência, desse modo serão criados meios de melhoria na qualidade de vida para elas, investindo em projetos para facilitar o seu dia a dia.

Auxílio aos Cadeirantes

Prover transporte público com acessibilidade é uma das preocupações das cidades brasileiras, pois se estabelecendo leis e regras que são baseadas nas referencias de acessibilidade daAssociação Brasileira e Normas Técnicas (ABNT), em pesquisa iremos constatar o que realmente está sendo feito neste setor de transporte público, tais como é efetuado o embarque em coletivos as condições de plataformas elevatórias e identificação em braile do itinerário para deficiente visual.

As regras e as leis não são claras o suficiente para estabelecer uma rigidez e desenvolver maioresprojetos voltado à acessibilidade, em lugares privados e órgão público onde deve se cumprir as normas estabelecidas pela NBR 9050 (ABNT-2004)-Acessibilidade a Edificações Mobiliárias e Equipamentos Urbanos, tais como atender as condições de autonomia aos locais, segurança e sinalização assim podendo integrar se ao meio social sem privações no acesso.

A integração de acessibilidade no transportepublico, ganha maior foco por ser o meio usado para se deslocar de um ponto a outro da cidade, e precisa estar adequadamente preparado para receber pessoas com algumas deficiências tais como, espaço reservado para deficiente visual e cão guia, botões em braile para a parada do coletivo, plataformas elevatórias para acesso de cadeirantes e também precisamos levar em conta no trajeto que estas pessoasfazem para chegar até o coletivo, se tem informativos nas paradas de ônibus para avisar o destino.

Constatamos em pesquisa na cidade de ITU-SP que apenas 16 ônibus cerca de 15% da frota de ônibus da cidade são adaptados para cadeirantes e atendendo 10 diferentes destinos, e possuem alguns dos recursos citados.

Para a melhoria da acessibilidade no transporte publico, podem-se desenvolver...
tracking img