Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte e literatura: uma possibilidade pedagógica
Anuário da Produção de Iniciação Científica Discente

Anhanguera Educacional Ltda.
Correspondência/Contato
Alameda Maria Tereza, 2000
Valinhos, São Paulo - 13.278-181
rc.ipade@unianhanguera.edu.br
pic.ipade@unianhanguera.edu.br
Coordenação
Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE
Publicação:

resumoLevando em consideração a grande dificuldade dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Novo Gama, em Goiás em compreender e analisar obras literárias, o referido projeto teve como propósito usar a Arte como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Literatura. Para isto, foi proposta uma metodologia baseada, inicialmente, nas idéias de Vygotsky(1976), que estudava o desenvolvimento cognitivo em crianças. Assim, por meio de um estudo de caso e da pesquisa-ação, o estudo voltou-se para o público adolescente, uma vez que, notada a ausência de um contato primário destes alunos com as várias linguagens artísticas, percebeu-se grande possibilidade de alcançar resultados positivos no que tange à intermediação e, posteriormente, facilitação, dainterpretação da literatura, suprindo assim a carência de compreensão e oferecendo uma oportunidade de mudança de ambiente social destes indivíduos.

Palavras-Chave: Desenvolvimento cognitivo – percepção- cultura – arte – mudança.

INTRODUÇÃO
Esta pesquisa surgiu a partir de um estudo de caso associado a uma pesquisa ação. A pesquisa-ação pode ser conceituada, segundo Tripp (2005), comouma das muitas diferentes formas de investigação-ação, a qual é por ele sucintamente definida como toda tentativa contínua, sistemática e respaldada pela intenção do pesquisador em lançar novos olhares para o objeto a ser investigado. Nesse sentido, a pesquisa foi empiricamente fundamentada a partir da observação em sala de aula e das reflexões acerca da grande dificuldade de interpretação deobras literárias nas aulas de Literatura em uma escola de Ensino Médio do município de Novo Gama-Go. Foi possível perceber que o tradicionalismo metodológico, a falta de preparação docente e a falta de vivência cultural do discente relacionada ao contexto artístico interferem diretamente nos altos índices de analfabetismo informal e na baixa capacidade de interpretação e compreensão de textosvoltados para essa área.
Assim, afirma-se que, apesar do objetivo de tentar melhorar as condições do ensino nas aulas de literatura e língua portuguesa, os meios políticos ideais - que são as propostas nas quais exigem clareza, objetividade e planejamento - são deixados de lado em função de abrir espaço para a burocracia, que vai de encontro a tudo que foi citado anteriormente.
Pode-se dizer, então,que não existe homem sem cultura, nem cultura sem arte. Para compreender este pensamento, de que a arte é indispensável ao ser, foi observada a realidade dos estudantes inseridos nesta comunidade, pois, em virtude de suas realidades sociais, ficam excluídos do acesso às artes e isso influencia em diversas outras atividades, como por exemplo, na interpretação, criação, estruturação do pensamento eprincipalmente execução da leitura, que é a ferramenta fundamental para executar as atividades anteriores.
A falta de sensibilidade que atinge o estudante no processo cultural causa uma normalidade preconceituosa. Isto acontece porque não houve conhecimento prévio a respeito do contato com o universo artístico. A partir disso, o indivíduo busca então resposta para a seguinte pergunta: “De queforma isso vai interferir na minha vida?” Sabe-se que este questionamento surge porque não existe uma preparação familiar eficaz, ou seja, os pais não podem oferecer algo que nunca lhes foi antes oferecido (Souza 2010). Por isso, existe uma rejeição inicial do aluno no primeiro contato com a arte.
Torna-se necessário entender que a compreensão artística tem a mesma significância, senão...
tracking img