Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LAMARCKISMO
Teoria proposta por Lamarck em 1809, afirma que a evolução dos seres vivos ocorre segundo duas leis, enunciadas a seguir:
• Lei do uso e desuso: quanto mais usadas as regiões ou órgãodo corpo, mas se desenvolvem; as partes não usadas vão se enfraquecendo e diminuindo, chegando a desaparecer.
• Lei da herança dos caracteres adquiridos: as modificações provocadas pelo uso ou desusosão transmitidas aos descendentes.
Essa teoria defende a idéia de que fatores ambientais novos provocam o surgimento de modificações adaptativas, que podem ser transmitidas aos descendentes. Chama aatenção para o fenômeno da adaptação dos seres vivos ao ambiente. O grave equívoco da teoria lamarckista é o de afirmar a herança de caracteres adquiridos.
DARWINISMO
Teoria proposta por Darwin em1859, publicada em seu livro a origem das espécies. Defende que as modificações adaptativas das espécies são escolhidas pelo mecanismo da seleção natural, atribuindo á ação contínua deste mecanismo aorigem de novas espécies ou a extinção de outras.
A seleção natural é determinada pelos limites impostos por condições ambientais. Na população há indivíduos menos e outros mais adaptados. Estesúltimos , com maiores chances de sobrevivência, deixam um maior número de descendentes. A cada nova geração aumenta o número de indivíduos melhor adaptados, sendo eliminados gradativamente aqueles menosadaptados . O mecanismo de seleção natural , ocorrendo por gerações sucessivas, provocaria o aperfeiçoamento das adaptações, promovendo a alteração gradativa das espécies.
Reunindo um grande número deevidencias em seu trabalho, Darwin tornou aceitável a idéia da evolução. Entretanto não foi capaz de explicar a origem da variabilidade nas populações naturais.
As diferenças individuais, sobre asquais age a seleção natural, devem ser obrigatoriamente hereditárias. O desconhecimento das causas e mecanismos de hereditariedade levou Darwin a admitir a idéia da herança dos caracteres adquiridos,...
tracking img