Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
Mostra-se cada vez mais importante a busca de sistemas de conversão de energia limpa, renovável e eficiente. Uma opção de energia renovável são as usinas hidrelétricas. Entretanto, a utilização dessa forma de produzir energia elétrica se depara com alguns impasses, dentre as quais se podem destacar o custo alto dos investimentos e os conflitos socioambientais. O foco principal desseartigo é apresentar o projeto hidrelétrico de Belo Monte, no rio Xingu, sudoeste do estado do Pará. E apresentar os conflitos que caracterizam os prós e contras desse projeto.


Palavras Chave:
Usina hidrelétrica, conflitos, energia renovável, sustentabilidade.


1. Introdução
O uso da energia elétrica na sociedade atual se tornou indispensável. Não é possível que um país se desenvolva semter a suficiência energética




1.1. O SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO

O sistema elétrico brasileiro é atendido fundamentalmente pela geração hidrelétrica, complementado por usinas térmicas e fontes alternativas, entre as quais se destacam a energia eólica, de pequenas centrais hidroelétricas e a partir da biomassa. Considerando todas as fontes energéticas disponíveis para a geração deenergia elétrica, a hidroeletricidade é a que oferece condições mais favoráveis para fazer frente ao crescimento socioeconômico previsto para os próximos anos, em termos de custo (competitividade econômica), viabilidade ambiental, índice de emissões de gases do efeito estufa e confiabilidade no suprimento.

1.2. USINA HIDRELÉTRICA

O uso da força das águas para gerar energia é bastante antigo ecomeçou com a utilização das rodas d’água do tipo horizontal, que através da ação direta de uma queda d’água produz energia mecânica e são usadas desde o século I a.C.. Com o surgimento de tecnologias como o motor, o dínamo, a lâmpada e a turbina hidráulica, foi possível converter a energia mecânica em eletricidade.

O acionamento do primeiro sistema de conversão de hidroenergia em energiaelétrica do mundo ocorreu somente em 1897 quando começou a funcionar a hidrelétrica de “Niágara Falls” (EUA). Conforme informações de (ANEEL, 2008, p.53):

“A primeira hidrelétrica do mundo foi construída no final do século XIX – quando o carvão era o principal combustível e as pesquisas sobre petróleo ainda engatinhavam – junto às quedas d’água das Cataratas do Niágara. Até então, a energia hidráulicada região tinha sido utilizada apenas para a produção de energia mecânica. Na mesma época, e ainda no reinado de D. Pedro II, o Brasil construiu a primeira hidrelétrica, no município de Diamantina, utilizando as águas do Ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha, com 0,5 MW (megawatt) de potência e linha de transmissão de dois quilômetros”

A partir da primeira usina hidrelétrica omodelo atualmente é bem semelhante, mas com uma potência muito maior e com mudanças apenas nas tecnologias que permitem mais eficiência e confiabilidade do sistema. Para classificar uma usina hidrelétrica é levado em consideração: a altura da queda d’água e a vazão, a localização, tipo de barragem ou reservátorio, a capacidade, potência instalada e o tipo de turbina. Essas caracteristicas são todasrelacionadas, já que a altura, a queda d’água e a vazão dependem do local de construção e determinarão a capacidade, o tipo de turbina empregada e barragem ou reservatório. Segundo (ANEEL, 2008, p.53):

“Existem dois tipos de reservatórios: acumulação e fio d’água. Os primeiros, geralmente localizados na cabeceira dos rios, em locais de altas quedas d’água, dado o seu grande porte permitem oAcúmulo de grande quantidade de água e funcionam como estoques a serem utilizados em períodos de estiagem. Além disso, como estão localizados a montante das demais hidrelétricas, regulam a vazão da água que irá fluir para elas, de forma a permitir a operação integrada do conjunto de usinas. As unidades a fio d’água geram energia com o fluxo de água do rio, ou seja, pela vazão com mínimo ou nenhum...
tracking img