Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO

Lucimeire Almeida Barbosa

Profª. Perpétua Dutra

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Pedagogia (PED 9171)

RESUMO

Através deste trabalho procuro afirmar que o planejamento no contexto escolar, é muito importante no trabalho pedagógico do professor na escola. Entendendo que o planejamento possibilita a organização metodológica dos conteúdose das atividades escolares que ele desenvolverá com seus alunos. Quando o professor utiliza o planejamento com prática da sua rotina escolar, o conhecimento do aluno desenvolve de forma segura e com encaminhamento para o sucesso da aprendizagem escolar. O planejamento proporciona ao aluno o hábito de organização, não somente em sua vida dentro da sala de aula bem como em sua vida social,considerando que o professor planeja suas aulas visando a necessidade de seus alunos de maneira que ele venha ser beneficiado em seu crescimento cognitivo e convívio com a sociedade. O professor pode adotar o planejamento como o guia diário para realizar seu trabalho pedagógico, com isso cumprirá sua função respeitando a exigência seqüencial e progressiva dos conteúdos escolares, assim seu trabalhoapresentará coerência, flexibilidade e objetivos claros, não será improvisado.

PALAVRAS-CHAVE: Professor, Planejamento Escolar, Organização, Cotidiano, Aprendizagem

1. INTRODUÇÃO

O planejamento faz parte da rotina diária de nossas vidas, pois, quando o ser humano pensa ao praticar suas ações ele está planejando.

O planejamento escolar é uma previsão que o professor deve fazer pararealizar suas atividades com seus alunos em sala de aula; ao planejar o professor estará visando a necessidade do aluno com a utilização de recursos pedagógicos como meios para alcançar seu objetivo.

Planejar é um processo que facilita a definição dos resultados que o professor pretende alcançar com seu trabalho pedagógico, pois, o papel do professor na escola é promover o conhecimento de forma acontento e de acordo com a grade curricular.

Á medida que o planejamento adentra a rotina pedagógica da escola, possibilita a reflexão sobre o trabalho metodológico que a coordenação e o professor têm realizado com seus alunos.

O planejamento está ligado ao processo escola, plano de ensino e plano de aulas, resultando na tarefa do professor prevê antecipadamente suas atividades comorganização e racionalização.

A escola é responsável nata pelo planejamento, pois, toda atividade que venha acontecer no âmbito escolar é necessário que seja planejada antecipadamente de forma didática, visando o interesse educacional do aluno.

2. PLANEJAMENTO DO ESCOLAR

Desde o início da história da humanidade sempre existiu o ato de planejar. Planejar é uma ação que muitas pessoas utilizaçãosem perceber que está planejando. Toda e qualquer programação é um planejamento.

Nosso ato de pensar no que pretende fazer, o que já fez ou que ainda fará sobre algo, não deixa de ser uma forma de planejamento; o planejamento está presente em nosso dia-a-dia, pois, inicia pela manhã quando levantamos e vai até dormirmos.

O planejamento do ser humano de sua vida pessoal exige que elecalcule, prevê, imagina todas as decisões mais corretas, para que ele possa obter resultados positivos em seus objetivos.

De acordo com Libâneo(1994), o planejamento escolar integra a coordenação da ação do professor à problemática pedagógica que seu aluno está inserido, considerando o rendimento escolar através do conhecimento prévio do aluno e a realidade que vivencia em seu cotidiano familiar. “Umprocesso de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”(1994, p.222).

Em se tratando de Planejamento de Educacional Escolar , são várias as definições onde cada autor procura descrevê-las sob sua própria visão.

Libâneo (1994, p. 222), salienta que:

A ação de...
tracking img