Artigo: o inigma de kaspar hauser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|  
  |    |
|

-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário-------------------------------------------------
Serviços on Demand
Artigo
* Artigo em formato XML
* Referências do artigo
* Como citar este artigo
* Curriculum ScienTI
* Tradução automática
* Envie este artigo por e-mail
Indicadores
Links relacionados
Bookmark
* Compartilhar no deliciosoCompartilhar no googleCompartilhar no TwitterCompartilhar no DiggCompartilhar no CiteULikeCompartilhar no Connotea|MaisServiços PartilhaMais

* Permalink
Psicologia USP
Versão impressa  ISSN 0103-6564
Psicol. USP vol.12 no.2 São Paulo  2001
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642001000200007 
O ENIGMA DE KASPAR HAUSER (1812?-1833): UMA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL
 
Maria Clara Lopes Saboya1 
Fundação Instituto Tecnológico de Osasco
 
 
A partir de uma abordagem histórico-cultural em Psicologia, estetrabalho analisa o percurso de desenvolvimento de Kaspar Hauser, um personagem real e enigmático que, quando encontrado em Nuremberg, em 1928, com supostamente 15 anos, não sabia falar, nem andar e não se comportava como humano. Até hoje o seu enigma persiste: apesar de muitas hipóteses e suspeitas, não se descobriu sua origem. Apoiando-se em estudos de Vygotsky e Luria, que indicam que a percepçãodepende, sobretudo, da práxis social, necessária para gestar o referencial cultural de apreensão da realidade, a autora analisa como se articulam linguagem e pensamento no desenvolvimento cognitivo de Kaspar Hauser e como ele concebe o mundo que o cerca, tendo sido privado dos filtros e estereótipos culturais que condicionam a percepção e o conhecimento.
Descritores: Hauser, Kaspar. Cultura.Educação. Estigma. Linguagem. Socialização.
 
 
Vocês não ouvem os assustadores gritos ao nosso redor que habitualmente chamamos de silêncio?(Prefácio de fazer filme O Enigma de Kaspar Hauser de Herzog, 1974) |
 
1. Introdução
Trabalhando com a perspectiva histórico-cultural em Psicologia, que enfatiza que cada ser humano se constitui como uma pessoa totalmente única (por suas experiências e suahistória de vida) e que ressalta a importância das práticas culturais na definição do desenvolvimento psicológico do sujeito, buscou-se selecionar um personagem humano (Kaspar Hauser) que não correspondia, na época em que viveu (séc. XIX), aos padrões de comportamento tidos ou esperados como "normais" dentro da cultura da época.
Pretende-se analisar neste trabalho o percurso de desenvolvimento deKaspar Hauser, buscando a compreensão de fatores que concorreram para a construção de seu psiquismo.
Para efetuar esta análise, pretende-se utilizar as referências sobre a vida do rapaz encontradas em diversas fontes, inclusive jornais e, principalmente, no filme O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog (1974) e nos livros Kaspar Hauser ou a Fabricação da Realidade, de Izidoro Blikstein (1983)e The Lost Prince: The Unsolved Mistery of Kaspar Hause, de Jeffrey Moussaieff Masson (1997).
 
2. A história de Kaspar Hauser
O menino Kaspar Hauser apareceu pela primeira vez numa praça de Nuremberg, em maio de 1828. Era um estranho: ninguém sabia quem era ou de onde vinha. Trazia uma carta de apresentação anônima para o capitão da cavalaria local, contando que fora criado sem nenhum contatohumano, em um porão, desde o nascimento até aquela idade (provavelmente 15 ou 16 anos) e pedindo que fizessem dele um cavaleiro como fora seu pai.
Ficou-se sabendo mais tarde (quando K. Hauser aprendeu a falar) que uma pessoa, que ele não conheceu, tratava dele enquanto esteve isolado, deixando-lhe alimentos enquanto ele dormia.
Acolhido na casa de um professor que se ocupou de iniciar sua...
tracking img