Artigo o brincar para winicot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O objetivo do trabalho é apresentar de forma clara sobre a importância do brincar para a criança, seja espontaneamente, com os pais, na escola, na clinica ou no hospital.
Winnicott apresenta uma forma, até então existente na prática da análise infantil mudando o foco da observação psicanalítica, da brincadeira, para a criança que brinca, entendendo que o brincar é universal e conduz àcriatividade, sendo que a perda dessa possibilidade leva ao adoecimento.
Winnicott diz que saúde é igual a ser criativo e brincando a criança experimenta, escolhe, decidi dessa forma podendo desenvolver sua criatividade. Afinal brincar é coisa séria para a criança , pois através da brincadeira a criança dá sentido as suas angustias, e o brincar faz parte do desenvolvimento.
O brincar édiferente de brincadeira, o brincar não tem regras, é criativo, a brincadeira tem regras, é conduzida.
Na análise o brincar ocorre no espaço entre o paciente e o analista , é um espaço de desenvolvimento emocional.
No decorrer do trabalho iremos analisar alguns espaços que serão analisados o brincar como nas clinicas, hospitais, escola e com os pais.









PALAVRAS CHAVE
Brincar,importância, desenvolvimento, Criança.



















INTRODUÇÃO
A escolha do estágio foi definida em função de dois aspectos, primeira a dificuldade de compreensão na disciplina de Psicanálise, porém como iríamos trabalhar com a teoria de Winnicott, que não conhecia, achei importante conhecer, me aprofundar pois por mais que não tenha interesse em seguir a linha teórica dapsicanálise, é imprescindível ter contato com todas as linhas teóricas para que no momento oportuno, esteja embasado para definir.
O segundo aspecto foi o tema, pois até o momento nunca tinha imagino a proporção do que é o brincar e sua importância para o desenvolvimento.
Extremamente positivo a escolha do tema e o estágio desenvolvido, pois estudar sobre Winicott e conhecer outro teóricos me fezentender e aprender mais sobre a psicanálise, fazendo entender que não temos obrigatoriedade de ver a psicanálise exclusivamente com o olhar de Freud, pois seu seguidores como o próprio Winnicott entre outros tem uma rica produção teórica.
A realização desse trabalho foi realizada através de discussão de grupos, apresentações de artigos da importância do brincar com os pais, na escola, nos hospitais enas clinicas, apresentação de casos clínicos, análise e discussão dos capítulos II e III do livro “O Brincar e a Realidade de Winnicott.
Nesta obra de Winnicott trabalhamos dois capítulos que ilustrou muito bem a importância do brincar , afirmando o quanto é necessário a mãe ser suficiente boa, deixando claro que essa mãe precisa saber dar colo, carinho e também limites.
A criança passa poralgumas fases e a mãe precisa acompanhar essa evolução, estando presente, acolhendo e sinalizando o certo e o errado.
Analisamos as 3 fases que a criança passa e nesse momento entendemos o quanto é importante a presença da mãe suficiente boa. A criança de 0 a 6 meses tem uma dependência absoluta da mãe, e nesse período a mãe tem que se doar, pois tudo que o bebê necessita dependerá de sua mãe.
Acriança de mais ou menos 6 meses á 2 anos e meio, terá uma dependência relativa e de 2 anos e meio á 5 anos terá uma independência relativa. Sendo assim os primeiros 5 anos será o suporte para a vida toda, pois se nessa fase a criança não tiver uma mãe suficiente boa e ocorrer algum problema na fase adulta, esse individuo sentir algo parecido com essa fase ele poderá ter surtos.
Winnicott fala queo individuo tem que brincar, a criança brinca porque é nesse momento que ela aprende a experimentar como lidar com o Mundo, a ser criativo vivenciando um laboratório para a vida adulta.




















OBJETIVO
Compreender e analisar a importância do brincar para o desenvolvimento em suas diversas representações: educação, hospitalar, clinica, espontâneo e entre pais...
tracking img