Artigo o brincar para winicot

3194 palavras 13 páginas
RESUMO

O objetivo do trabalho é apresentar de forma clara sobre a importância do brincar para a criança, seja espontaneamente, com os pais, na escola, na clinica ou no hospital.
Winnicott apresenta uma forma, até então existente na prática da análise infantil mudando o foco da observação psicanalítica, da brincadeira, para a criança que brinca, entendendo que o brincar é universal e conduz à criatividade, sendo que a perda dessa possibilidade leva ao adoecimento.
Winnicott diz que saúde é igual a ser criativo e brincando a criança experimenta, escolhe, decidi dessa forma podendo desenvolver sua criatividade. Afinal brincar é coisa séria para a criança , pois através da brincadeira a criança dá sentido as suas angustias, e o brincar faz parte do desenvolvimento.
O brincar é diferente de brincadeira, o brincar não tem regras, é criativo, a brincadeira tem regras, é conduzida.
Na análise o brincar ocorre no espaço entre o paciente e o analista , é um espaço de desenvolvimento emocional.
No decorrer do trabalho iremos analisar alguns espaços que serão analisados o brincar como nas clinicas, hospitais, escola e com os pais.

PALAVRAS CHAVE
Brincar, importância, desenvolvimento, Criança.

INTRODUÇÃO
A escolha do estágio foi definida em função de dois aspectos, primeira a dificuldade de compreensão na disciplina de Psicanálise, porém como iríamos trabalhar com a teoria de Winnicott, que não conhecia, achei importante conhecer, me aprofundar pois por mais que não tenha interesse em seguir a linha teórica da psicanálise, é imprescindível ter contato com todas as linhas teóricas para que no momento oportuno, esteja embasado para definir.
O segundo aspecto foi o tema, pois até o momento nunca tinha imagino a proporção do que é o brincar e sua importância para o desenvolvimento.
Extremamente positivo a escolha do tema e o estágio desenvolvido, pois estudar sobre Winicott e conhecer outro teóricos me fez

Relacionados

  • A TEORIA DOS SET NIOS
    3465 palavras | 14 páginas