Artigo - a republica - história da filosofia i

Páginas: 8 (1855 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO: FILOSOFIA
HISTÓRIA DA FILOSOFIA I
MS. FRANCISCA GALILÉIA P. DA SILVA

O CARÁTER DIDÁTICO DA FILOSOFIA SEGUNDO O LIVRO VII DA REPUBLICA

FRANCISCO DANIEUSON DE SOUSA SANTOS

2011
FORTALEZA

O CARATER DIDÁTICO DA FILOSOFIA SEGUNDO O LIVRO VII DA REPUBLICA

SANTOS, Francisco Danieuson de Sousa
Universidade Estadual doCeará

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é fazer uma análise detalhada sobre os benefícios didáticos que a Filosofia traz quando usada adequadamente. Tomaremos como ponto de partida o livro VII da República que foi escrito por Platão e perdura até os dias atuai como guia e leitura obrigatória nos cursos de Filosofia. No começo do livro VII temos uma alegoria muito citada e conhecida, achamada alegoria da caverna. Nela Sócrates narra, simbolicamente, o trajeto em que o homem é retirado do estado da ignorância e vai para conhecimento verdadeiro da realidade. A citada alegoria pode ser aplicada facilmente aos dias atuais, é fato que homem contemporâneo vive em uma espécie de “transe” contínuo, é muito difícil encontrar alguém que acorde desse transe e o Filósofo é o único que consegueenxergar toda a situação. A Filosofia, usada adequadamente, nos dá as “ferramentas” necessárias para que possamos enxergar o conhecimento verdadeiro. Como na alegoria, estamos acorrentados pelos grilhões do preconceito e da sociedade que muitas vezes determina as nossas ações. Vale ressaltar, também, que no final do livro estudado, Platão, através de Sócrates, questiona as ciências que devem serensinadas para os guerreiros. O papel do filósofo é, juntamente com a Filosofia, trazer a luz para os demais, assim como na alegoria o homem tenta levar o seu conhecimento do real para os demais. O filósofo, antes de tudo, é o detentor e conhecedor da realidade verdadeira, o processo de passagem da escuridão para a luz já foi alcançado por ele, por essa razão ele é “credenciado” para educar osdemais.
Palavras-Chave: Filosofia, conhecimento e Platão.

A alegoria da caverna é uma espécie de metáfora que Platão faz para poder ilustrar a diferença entre homem que pode ser chamado de Filósofo e que tem acesso ao conhecimento verdadeiro e o homem comum, que prefere ficar acorrentado.
No Texto, “Alegoria da Caverna”, Platão, em um diálogo entre Sócrates e Glauco,compara a educação humana, ou a falta dela com uma situação hipotética onde pessoas que tenham vivido por toda a vida dentro de uma caverna, pudessem apenas, durante todo esse tempo, ver as sombras que vinham do exterior, projetadas na parede da mesma, o que para elas, eram a única realidade.
Versava, após, sobre o choque causado pelo primeiro contato de um destes homens com o mundoexterno ao que eles viviam, em que eles seriam forçados a endireitar sua postura, e olhar para os objetos e a luz, na forma como elas eram realmente. Falava, pois, sobre a dificuldade em aceitar uma nova proposta, e que, devido ao padrão pré-estabelecido, o homem tenderia a reconhecer como reais os objetos na forma que ele já conhecia, e não no padrão recém apresentado. Para que fosse possível aadaptação, necessitaria acostumar-se gradualmente com o meio. A partir disso, o homem seria levado a formar novas conclusões no tocante ao padrão de realidade em que ele, agora, vive.
Este homem se lembraria de todo o sofrimento que passou na caverna, lembraria dos outros que lá ainda estavam, ficaria feliz por ter mudado sua situação e sentiria pena dos outros; faria tudo para não voltaràquela vida.
Se tivesse que voltar para a caverna, teria dificuldades, pois seus olhos já teriam se adaptado à claridade, e seria humilhado por seus antigos companheiros, que lá ainda estariam, e lhes daria a idéia de que sair dali era ruim, pois “estragaria suas vistas”, levando-lhes a agredir qualquer um que queira tirá-los dali.
Finalmente, Platão demonstra a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da Filosofia Antiga I
  • AD História da Filosofia I
  • Resumo Geral Historia Da Filosofia I
  • I republica
  • Filosofia a república
  • Constituição da República Portuguesa
  • Filosofia i
  • Artigo I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!