artigo waldete 1 Selecao de Talentos

7170 palavras 29 páginas
A ATRAÇÃO E SELEÇÃO DE TALENTOS E A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO: as Práticas das Maiores Indústrias Catarinenses

Waldete Fatima Ribeiro
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever as práticas de Atração e Seleção de talentos nas indústrias catarinenses de grande porte, como agregadoras de conhecimento organizacional. Os procedimentos metodológicos seguiram a linha da pesquisa qualitativa, descritiva e aplicada. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas junto a sete das dez maiores indústrias do Estado de Santa Catarina, em número de colaboradores. Para a análise dos dados, foram utilizadas a pesquisa documental e a análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que as empresas analisadas possuem Gestão de Pessoas descentralizada, vinculada às estratégias organizacionais, a Atração e Seleção de Talentos é planejada e ocorrem de modo compartilhado entre a área de Recursos Humanos (RH) e os gestores de linha, contribuindo para melhores decisões e criação de conhecimento.

Palavras-Chave: Gestão de Pessoas. Atração de Talentos. Seleção de Talentos. Conhecimento. Criação do Conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

As pessoas exercem papéis centrais da competitividade das organizações. São fontes de conhecimento e agregam experiências, esforços e inteligência na busca pela concretização dos propósitos organizacionais. Nonaka e Takeuchi (1997) afirmam que o ser humano é o fator é o principal de competitividade organizacional, que a criação de conhecimento gera inovação contínua e vantagem competitiva.
O conhecimento vem se consolidando como fator de extrema relevância para a inovação e a competitividade organizacional. Os anos 90 marcaram a ênfase ao conhecimento como gerador de valor e mudança nas organizações (NONAKA; TAKEUCHI, 1997), por meio do desenvolvimento da capacidade de aprender (GEUS, 1999). Conhecimento é a informação processada que habilita a ação, é a soma da percepção, da descoberta e do aprendizado (SABBAG, 2007). Talento, Capital Humano e Capital

Relacionados