Artigo-usinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Impactos Causados pelas Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira.
Prof. Vinicius Valentin Raduan Miguel.
Acad. Flaviane Gregolin Jales.
Acad. Márcio Leandro Viotto.

RESUMO – O artigo foi proposto a partir de nossa constatação de que uma grande obra pode alterar profundamente o modo de viver de milhares de pessoas sem que isso seja levado em consideração na fase de decisão e opção pelaexecução de tais empreendimentos. As hidrelétricas, por exemplo, atingiram fortemente a população que vivia em seu raio de abrangência, com alagação de terras e desapropriação de famílias ribeirinhas e indígenas, as quais, além de morarem a mais de cinquenta anos nessa região, possuem como únicos meio de subsistência a pesca e a construções de embarcações e agricultura. Este cenário oferece uma pluralidadede reflexão sobre as políticas previstas e de que forma a população residente é inserida ou não nessas discussões, procurando refletir sobre o avanço do capital em áreas que vivem populações tradicionais, as quais passarão por um bruto processo de remanejamento, muitas vezes forçados a saírem de suas terras, deixando para trás os significados culturais, sociais e individuais que evidenciam aconstrução de suas territorialidades, devido aos interesses economicos, notadamente marcada pelas desigualdades e exclusões sociais.

Palavra-chave: Impactos; Econômico, Social, Ecológico. Usinas do rio madeira.
Sumário – 1. Introdução. 2. Impacto Econômico. 3.Impacto socioambiental. 4. Impacto Social.
5. Conclusão. 6. Referências.

1-Introdução–
Porto Velho foi criada por volta de 1907 eoficializada em 2 de outubro de 1914, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e foi construída na margem direita do rio Madeira. A cidade percebeu vários ciclos de prosperidade e decadência e que podem ser compreendidos como definidores da formação da cidade, em termo de consolidação de infra-estrutura e demandas econômicas; o último ciclo, década de 80, foi resultado da influência dogarimpo de ouro no Rio Madeira; necessário destacar que o crescimento populacional foi resultado da migração iniciada na década de 70 com a abertura da Amazônia para a colonização dirigida. Pelas características geográficas e da estrutura de transporte. Porto Velho se constitui na porta de entrada para a Amazônia Ocidental e Central, indicando sua importância geopolítica e de entrepostocomercial; uma parte significativa de produtos e insumo da Zona Franca de Manaus passa pelo Estado de Rondônia, da mesma forma que aquele que vão para o Acre, parte da Bolívia e Peru.Com a construção de dois empreendimentos hidrelétricos, um novo ciclo se consolida na cidade de Porto Velho e no momento há um período de prosperidade característico da implantação de grandes obras. As construções acabam decomeçar, mas já pode ser considerado um marco histórico para o desenvolvimento de Rondônia e do Brasil. Mais do que a realização de um gigantesco e moderno projeto de engenharia, a obra representa o inicio da criação de uma nova matriz energética no país, considerando que o complexo energético do rio madeira será a fonte de energia elétrica mais promissora das próximas décadas.
Hoje, o parquegerador do Estado de Rondônia conta com uma oferta de aproximadamente 800 MW. Com a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau serão mais 6.450 MW colocados no mercado, e com a construção de linhas de transmissão para o Acre, Amazonas e Norte do Mato Grosso será possível à conexão com o Sistema Interligado Brasileiro.

2-Impacto econômico:
Há estimativa que a construção da usina injete naeconomia de Rondônia 42 bilhões de reais em seis anos, contribuindo para elevar Porto Velho de cidade média a cidade grandeo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal, prevê investimento total de R$ 645 milhões para obras de infraestrutura básica e urbanização no município. Este investimento é essencial para que a cidade esteja preparada para o progresso vindouro tanto da...
tracking img