Artigo unctad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A UNCTAD, O SGP E O SGPC

CALAFATE, Andrezza Dias, aluna de Tecnologia em Comércio Exterior*
MENDONÇA, David Gadelho, aluno de Tecnologia em Comércio Exterior*
NASCIMENTO, Claudia de Jesus, aluna de Tecnologia em Comércio Exterior*
OLIVEIRA, Verônica de Lócio Silva, aluna de Tecnologia em Comércio Exterior*
SANTOS, Cristiane Marques dos, aluna de Tecnologia em Comércio Exterior**Faculdade de Tecnologia de Praia Grande
Pça. 19 de Janeiro, 144, Boqueirão, Praia Grande / SP, CEP: 11700-100
Fone (13) 3591-1303
andrezzacalafate@hotmail.com
davidgadelho@gmail.com
claudinha_hpg@hotmail.com
veeh.delocio@yahoo.com.br
cris_marco@terra.com.br

RESUMO

Com a globalização e as mudanças do comércio internacional, surgem as dificuldades dos países em processo de desenvolvimento deinserção no novo sistema econômico mundial. Tornou-se necessária então a criação da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), fórum intergovernamental permanente de auxílio aos países em crescimento. Ao longo de sua história, as Conferências promoveram importantes transformações no comércio internacional, tais como a criação do SGP (Sistema Geral de Preferências) e doSGPC (Sistema Global de Preferências).

PALAVRAS-CHAVE: UNCTAD. SGP. SGPC. Comércio internacional. Desenvolvimento

ABSTRACT

By means of globalization and changes in international trade, difficulties arise in the countries development process of entering in the new world economic system. It becames necessary then the creation of UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development),permanent intergovernmental forum of aid to the countries growth. Throughout its history, the conference promoted important changes in international trade, such as the creation of the GSP (General System of Preferences) and GSTP (Global System of Preferences).

KEYWORDS: UNCTAD. GSP. GSTP. International trade. Development.

INTRODUÇÃO

No contexto da transformação que ocorre a partir daSegunda Guerra Mundial, para amenizar a problemática dos países em desenvolvimento, a UNCTAD foi criada com o intuito de resolver tais problemas. Uma das principais realizações do fórum intergovernamental foi a criação dos sistemas de incentivo à expansão do comércio internacional entre as nações desenvolvidas e em desenvolvimento – Sistema Geral de Preferências – e somente entre nações emdesenvolvimento – Sistema Global de Preferências Comerciais.
O objetivo do SGP é beneficiar países em desenvolvimento a terem acesso ao mercado dos países desenvolvidos sendo assim, contribui com a aceleração e o crescimento econômico dos países beneficiados.
Já o objetivo do SGPC é promover e aumentar as relações comerciais entre os países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina, não somenteem seu próprio beneficio, mas também em beneficio do comércio global. Querendo com isto tornar o comércio internacional mais justo para todas as nações.

A UNCTAD

Em 11 de novembro de 1963, insatisfeitos com as decisões adotadas pelo GATT ¹, 75 países em desenvolvimento entregaram à Assembleia Geral das Nações Unidas a Declaração Conjunta. Com essa Declaração, esses países pretendiam promovera criação de conferências voltadas especificamente para resolver os problemas de inserção no comércio internacional que enfrentavam com as mudanças econômicas dos anos 1960. Assim, em 1964, já com 77 membros (“Grupo dos 77” ou “G77” ²) era criada a UNCTAD.

“[...] é um fórum permanente para discussões e deliberações intergovernamentais, e é o principal órgão da Assembleia Geral das NaçõesUnidas para o comércio, investimento e desenvolvimento. Ela promove a integração entre os países em desenvolvimento na economia mundial [...]”. (KEEDI, Samir, 2001, p.33)

Com sede em Genebra, na Suíça, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento ocorre a cada quatro anos, com a reunião dos países membros e um secretariado de caráter permanente dando o apoio que seja necessário...
tracking img