Artigo UEL A IMPORT NCIA DA LITERATURA NA CONTRIBUI O DA EDUCA O E DA HUMANIZA O DOS SUJEITOS 1

3409 palavras 14 páginas
LITERATURA E DEFICIÊNCIA VISUAL, DIFICULDADES, POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS.

­­LUMA BALBI – Mestranda em Educação (FFP/UERJ) 1
MÁRCIA FREITAS – Mestranda em Educação (FFP/UERJ)2
RAQUEL MONTEIRO – Especialista em Literatura Infanto-Juvenil (UFF)3

Introdução

Este estudo é fruto de um trabalho de pesquisa concluído apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Infanto–Juvenil da Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para obtenção do título de Especialista de uma das autoras.
Neste curso foi possível refletir sobre as desigualdades e desafios existentes no cotidiano escolar buscando possibilidades reais de práticas inclusivas interligadas à Literatura. Tal reflexão também se estendeu para assuntos como: a valorização dos sujeitos envolvidos, a dignidade humana e a socialização daqueles que se sentem inferiorizados ou até mesmo excluídos, principalmente devido a existência de algum tipo de deficiência física.
E como lê quem não vê? Eis uma das indagações que conduziram a pesquisa concluída e ainda nos move, levando a reflexões e problematizações. O tema principal aqui abordado refere-se à inserção das pessoas com necessidades educacionais especiais na escola comum inclusiva perante o direito subjetivo à educação, ao acesso às obras literárias, inclusive para aquelas que apresentam deficiências visuais, e à busca pela superação das desigualdades quando estas as inferiorizam.
Também objetivamos refletir sobre questões relacionadas à literatura e sua influência no processo de educação e de humanização dos indivíduos na contemporaneidade. Há uma estreita ligação entre literatura e educação posto que estas dicotomias podem ser consideradas um fenômeno próprio dos seres humanos.

Método A partir de revisões bibliográficas dos teóricos e das legislações que fundamentaram e legitimaram a possibilidade da concretização do trabalho concluído, no primeiro capítulo, foram apresentados os variados sentidos

Relacionados