Artigo traduzido implante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de elementos finitos das características de transferência de diferentes níveis de carga de cinco implantes em osso compacto

Dincer Bozkaya, Sinan Muftu, e Ali Muftu

Apresentação do problema. O perfil externo de um implante e a intensidade da carga oclusal podem ter efeitos significantes nas características de transferência de carga e resultar em diferentes índices de falha do ossoem diferentes sistemas de implante.
Objetivo. A meta deste estudo foi investigar os efeitos da geometria externa e a intensidade da carga oclusal nos tipos de falha em cinco sistemas de implante dentários comercialmente disponíveis.
Material e métodos. Cinco diferentes sistemas de implante: Ankylos, Astra, Bicon, ITI, e Nobel Biocare, de tamanhos semelhantes, mas com diferentes perfis de rosca eformatos de módulo da crista, foram comparados com o método de elementos finitos. Considerou-se osso de qualidade tipo II e total osseointegração. Cargas oclusais de intensidades variadas (0 a 2000N) foram aplicadas nos munhões que suportam restaurações unitárias a 11,3° do eixo vertical com 1mm de compensação. A área total de sobrecarga óssea onde tensões elásticas e compressivas normaisatingiram os limites indicados de 100 e 170MPa, respectivamente, foi investigado em diferentes níveis de carga.
Resultados. Para níveis moderados de cargas oclusal de até 300N, o osso compacto não sofreu sobrecarga por qualquer dos sistemas de implantes. Na carga oclusal extrema (1000N ou mais) as características de sobrecarga dos implantes dependeram da forma geométrica.
Conclusão. No geral, asobrecarga ocorreu próximo da região superior do osso compacto sob compressão, e isto é causado principalmente pelos componentes normais e laterais da carga oclusal. Na região de interseção do osso compacto e trabecular, a sobrecarga ocorre em tensão devido ao componente vertical da carga oclusal. Para forças excessivas maiores que 1000N, as áreas de sobrecarga óssea variaram consideravelmente nos cincosdiferentes sistemas de implantes avaliados. (J Prosthet Dent 2004;92:523-30)



IMPLICAÇÕES CLÍNICAS
A sobrecarga devido a forças excessivas pode conduzir ao enfraquecimento ou perda óssea. A forma do módulo da crista desempenha um papel significante ao minimizar a sobrecarga óssea.

Implantes dentários endosteais são atualmente usados para fixar e/ou suportar próteses em umavariedade de casos de perda dentária. O conceito tradicional da reparação sem intercorrências provou seu êxito a longo-prazo tanto nos protocolos de estágio único1,2, quanto de dois estágios3,4. Recentemente, foram observados resultados promissores quando os implantes foram submetidos à carga imediata5-7. Se um implante é colocado em função após um período de reparação sem intercorrências ou imediatamenteapós a implantação, a probabilidade de osseointegração e o prognóstico são muito influenciados pela condição biomecânica. Os fatores que afetam a transferência da carga à interface osso-implante incluem o tipo de carga, as propriedades materiais do implante e da prótese, o formato do implante, a estrutura da superfície, a qualidade e a quantidade do osso adjacente, e a natureza da interface doosso-implante8. Há muitos tipos de implantes disponíveis. A evolução ocorreu no sentido de incremento do tamanho, forma, materiais e superfícies dos primeiros implantes, alterações que em alguns casos ocorreram pelas demandas do mercado ao invés da pesquisa científica básica9. Considerando a ampliação das indicações dos implantes e dos protocolos clínicos desafiadores, a relação entre implante,formato e distribuição de carga à interface implante-osso é um tema importante.
Do ponto de vista da bioengenharia, uma característica importante é projetar o implante com uma geometria que minimize o pico de tensão no osso causada pela carga padrão10. A complexa geometria dos implantes não permite o uso de soluções prontas de análise de tensão, nas quais fórmulas simples relacionam o efeito...
tracking img