Artigo tempo e espaço na educação infantil

Tempo e Espaço na Educação Infantil

BAIRROS, Graziela Oliveira de[1]


Resumo

Apresenta-se uma reflexão acerca dos tempos e espaços na educação infantil focando diretamente narotina escolar e no currículo. A introdução traz alguns elementos sobre a temática revelando que o assunto é de fundamental importância para educadores e instituições de ensino. Em seguida, abordaconsiderações sobre rotina escolar e as noções temporais e espaciais desenvolvidas nas instituições de educação infantil. Além disso, na segunda parte destaca o significado da brincadeira no cotidianoescolar como forma de desenvolver a noção temporal e espacial das crianças. A terceira parte constitui uma análise sobre o currículo de educação infantil versus os tempos e os espaços que fazem parte docotidiano escolar. Na parte final encontraremos um posicionamento teórico-prático sobre o tema estudado.

Palavras-chave: tempo – espaço – educação infantil



Introdução


Nascreches e pré-escolas encontramos diversas atividades organizadas que envolvem espaço e tempo. É tarefa dos educadores organizar este espaço e tempo das escolas infantis, sempre levando em conta oobjetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. Para que este espaço e tempo permitam aprendizagens é necessário observar o grupo de crianças em que estamos desenvolvendo nossa propostapedagógica.

[...] trata-se de assumir uma perspectiva “de representação” em vez da perspectiva de um ator específico [...] propomos considerar o que se apresenta aos olhos do observador – odia escolar – como uma espécie de representação teatral com um início, um fim e um desenrolar temporal marcado por tempos e atos [...]. (BONDIOLI, Anna. (Org.) O Tempo no Cotidiano Infantil:perspectivas de pesquisa e estudo de casos. Editora Cortez. 2004. p.23)




A organização das atividades devem prever momentos diferenciados, considerando as condições biológicas, psicológicas,...
tracking img