ARTIGO TECNICO, RECUPERAÇÃO DOS RESÍDUOS DE LIMALHAS DA FRESA DO CHAVEIRO TRANSFORMANDO EM CHAVEIRO DE ACESSÓRIOS

1941 palavras 8 páginas
FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA AMBIENTAL - SBC
2014, Luciano Ferreira da Silva. Título do trabalho: RECUPERAÇÃO DOS RESÍDUOS DE LIMALHAS DA FRESA DO CHAVEIRO TRANSFORMANDO EM CHAVEIRO DE ACESSÓRIOS
São Bernardo do Campo; 2014. [parte da monografia apresentada à Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental, dentro do Curso Superior de Tecnologia em Processos Ambientais - SBC, como requisito da disciplina de Projetos Ambientais II – PJAM 2, sob a Orientação do Prof. MSc. Ricardo Emílio Cecato; Coorientação do Profª. Dra. Maria Luiza de Moraes Leonel Padilha; e Coordenação geral do Prof Dr. Fernando Codelo Nascimento.]

ARTIGO TÉCNICO

RECUPERAÇÃO DOS RESÍDUOS DE LIMALHAS DA FRESA DO CHAVEIRO TRANSFORMANDO EM CHAVEIRO DE ACESSÓRIOS

RESUMO

A reciclagem do metal é de extrema importância para o meio ambiente. Quando se recicla o metal ou se compra metal reciclado contribui-se com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas) e preserva os recursos naturais. Não se pode esquecer também, que a reciclagem de metal gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de metal e outros materiais reciclados. O metal tem um alto valor para a reciclagem.
O metal reciclado tem praticamente todas as características do metal comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade.
O objetivo desta pesquisa acadêmica foi reciclar as limalhas de latão para produção de chaveiro de resíduos da fresa.
A metodologia utilizada foi o estudo de caso por meio da coleta do material, pesagem, e recuperação da limalha para transformação em matéria-prima.
O resultado obtido com a pesquisa foi que é possível recuperar as limalhas da fresa do chaveiro transformando em chaveiros de reciclagem. Conclui-se, assim, que a pesquisa é viável e contribui para a sustentabilidade ambiental.

Palavras chaves:

Relacionados