artigo TCCGRUPO KARINE 2

1042 palavras 5 páginas
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA
ESCOLA SUPERIOR DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NO TRABALHO POLICIAL MILITAR: A MUSCULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA.

Projeto de pesquisa apresentado como trabalho de conclusão de curso, sob orientação do profº Cb PM Anizio.

ALLAN CHRISTYAN SOUZA NEVES
CESAR ALMEIDA HORMES
DANIEL DA SILVA BORRALHO
GEOVANE CARMO DE QUEIROZ
KARINE BATISTA RIGONATTO
VICTOR CELSO COSTA REIMER
WARLEY VIEIRA GOES

Cuiabá - Maio 2015
1. Caracterização do problema

O tema de pesquisa abordado refere-se: A importância da atividade física no trabalho policial militar, tendo como ferramenta a musculação na aquisição de qualidade de vida.
Segundo SILVA (2012), em seu estudo realizado junto a outros autores na obra “Aspectos relacionados à qualidade de vida e atividade física de policiais militares de Santa Catarina – Brasil” mostrou-se a relação entre qualidade de vida, saúde, atividade física, ocupação, composição corporal e características sócio-demográficas de Policiais Militares do Estado de Santa Catarina, Brasil, na qual foram coletados por meio de dois questionários e uma planilha,dados sobre qualidade de vida saudável por meio da atividade física. Constatou-se que a maioria dos Policiais Militares são casados, escolarizados e com média de 36.6 anos de idade e 15.1 anos de atuação policial. E o principal, apresentam boa percepção de qualidade de vida, possuindo níveis de atividade física acima do recomendado, estão na faixa de peso ideal para a atuação da função e têm boa saúde. Assim pode-se concluir que existem associações da qualidade de vida com as atividades físicas de lazer.
MACEDO (2003), apoiado por outros autores na obra:“Benefícios do exercício físico para a qualidade de vida”, confirma a importância da atividade física para o bem-estar e uma vida saudável. Para os

Relacionados