Artigo spam versus muppets

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SPAM VERSUS MUPPETS
Ética e Responsabilidade Social

Porto Alegre, 08 de novembro de 2011.
Introdução
O trabalho trata do caso “SPAM Versus Muppets”, no qual analisaremos os pontos éticos e nãoéticos desta disputa.
O caso traz a briga judicial entre as empresas Jim Henson Productions, Inc. e a Hormel Foods Corporation. A Jim Henson Productins Inc. é a criadora dos desenhos animadosMuppets, que são uma série de TV para crianças, está criou para seu filme um novo integrante o Spa’am que seria uma paródia da marca SPAM da Hormel Foods Corporation, que se trata de uma marca de carneenlatada de porco e derivados.
A empresa da marca Spam entrou na Justiça contra o criador dos Muppets, pois acreditava que as vendas cairiam devido ao estereótipo do personagem.

SPAM Versus Muppets1. O caso
A empresa Jim Henson Production Inc. criou para seu filme “Muppets Treasure Island” um novo personagem, o Javali selvagem Spa’am, que no filme é o sacerdote dos habitantes da Ilha doTesouro. Este foi criado como paródia da marca SPAM de carnes enlatadas, assim como todos os seus outros personagens que são paródias de celebridades, marcas e propagandas.
A SPAM é um marca dacorporação Homel Foods Corporation, de carne enlatada, mais precisamente carne suína e derivados, mas que também tem como linha secundária Camisetas e Bolsas de Golfe, mas que acreditam haver uma relaçãoentre o comprador da carne enlatada e das linhas secundárias.
A SPAM por acreditar que com a sátira dos Muppets as vendas da marca cairão, entrou na justiça alegando que a imagem que o personagempassava, de sujo e desleixado, se refletia na marca e também que como os Muppets tinham linhas muito parecidas com as da SPAM os consumidores confundiriam as duas.
2. O Conflito
O personagem Spa’amfoi definido na guia como “o nobre... líder da tribo de javalis selvagens que vivem na Ilha do Tesouro... orgulhoso, embora grotesco... o que lhes falta em higiene pessoal eles compensam em bravura...
tracking img