Artigo software base e software personalizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JÚNIOR, Jean Carlo S. Pandolfi

Resumo – O artigo informa uma análise que auxilia a orientar um gestor a fazer escolha certa, entre software de base, de característica pronta, ou um software personalizado, que se adapta de acordo com as necessidades de uma empresa. O artigo apresenta as características de cada tipo de software, destacando as vantagens e as desvantagens de se utilizar, visando oretorno do investimento de tecnologia, necessidade de assistência, garantia de um bom funcionamento e o tempo de implantação.
Palavras-chave: software, personalizado, base

Abstract - The article reports an analysis that helps to guide a manager to make the right choice between software-based, ready feature, or a custom software that adapts to the needs of a company. The paper presents thecharacteristics of each type of software, highlighting the advantages and disadvantages of using, seeking the return on investment of technology, need for assistance, ensuring a smooth operation and deployment time.
Keywords - software, custom, base.
1. INTRODUÇÃO
O software se tornou um aliado muito importante para o cotidiano, se observarmos ele está presente em até mesmo simples objetos, éuma ferramenta importante na busca por processos sistematizados e com eficácia.
Com a grande evolução do software, segundo Torres (2007), seus desenvolvedores têm apresentado projetos que oferecem facilidade para processos, com dinamismo. Em virtude da necessidade, os arquitetos do software são capazes de propor desde softwares prontos a desenvolvidos, em relação à necessidade do mercado.Visando o melhor para sua organização, o cliente se encontra em dúvidas nos fatores em que analisará no momento de obter o seu software, considerando as vastas opções de mercado, dividindo-se em categorias: softwares de aplicação, de sistema, de engenharia, embutido, para linha de produtos, aplicações da Internet e inteligência artificial, como dizia Pressman(2010).
Com as dúvidas, serão abordados noartigo, fatores que auxiliarão na compra de um software. Software de base e software personalizado, caracterizados por estarem prontos e/ou pela customização.
A finalidade é um levantamento de fatores de ajuda ao gestor, analisando a necessidade de sua empresa ou organização. Será abordado também, a necessidade de uma organização, analisando custos ao implantar um software de acordo com ascondições de investimento da empresa, o retorno deste em tecnologia, necessidade de assistência proporcionada pelo software, na instalação e pós-instalação, autorização para implantar o software, treinamento para funcionários na utilização, e garantia.
É importante focar que todos os pontos devem ser analisados e avaliados cautelosamente, evitando decepções para o cliente, em relação ao software, pois otempo e o capital investido serão perdidos, abordando também o estresse que pode ser causado no período de implantação e adaptação, diante da sistematização de tarefas que já eram feitas.
2. CONCEITOS DE SOFTWARE: PERSONALIZADO E DE BASE
Para preencher as necessidades de uma empresa, deve-se ter conhecimento de cada um, para avaliar facilidades, tendo base as atividades exercidas. Vejamos osconceitos:
- Software personalizado – O “software de proprietário”, é produzido sobre necessidades do cliente, ao contrário do software de base, se adapta às atividades exercidas pela empresa, podendo também ser escrito com uma linguagem privativa da empresa, detalhada e mais acessível.
A participação da empresa, na construção do programa é outra grande vantagem do software personalizado.
Ogestor precisa comprar o software para adquiri-lo, serão avaliados as atividades exercidas na organização para poder sistematizá-las,o software se adapta à empresa, assim sendo construído de acordo rotina de processos que já era utilizado.
Possui um custo mais elevado se comparado ao software de base, pois é estabelecido pelo arquiteto do software. Segundo Rodrigues (2006), além do alto custo, a...
tracking img